19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

 

 

Aviso
 

Informamos que o serviço de informação noticiosa está temporariamente suspenso.

 

 

Agradecemos a compreensão!

 

 

 

Notícias

Citroën e Loeb vencem pela segunda vez na Finlândia

alt
Depois da primeira vitória em 2008, Sébastien Loeb, Daniel Elena e a Citroën venceram o Rali da Finlândia pela segunda vez. Este novo triunfo histórico foi complementado com o terceiro lugar de Sébastien Ogier e Julien Ingrassia. Com a colocação dos dois DS3 WRC no pódio, a Citroën Total World Rally Team consolidou o primeiro lugar no Campeonato do Mundo de Construtores. Sébastien Loeb aumentou a vantagem no Mundial de Pilotos para
 os 27 pontos.
 
Três equipas afastaram-se do resto da concorrência ao longo dos dois primeiros dias. Sébastien Loeb e Sébastien Ogier tiveram de lutar com o finlandês Jari-Matti Latvala ao longo da derradeira etapa, que tinha 140 quilómetros cronometrados.
 
Loeb estava na frente, mas tinha que lidar com uma situação que não lhe agradava. O sete vezes campeão do mundo tinha de abrir a estrada e temia não ter condições para fazer face aos adversários.
 
O nº 1 decidiu que o ataque era a melhor forma de se defender e tentou alargar a vantagem, aproveitando as especiais molhadas pela chuva que caiu ao início da manhã. Em Leutsu 1 (PEC 12), Loeb esmagou os adversários, batendo Ogier por 6,4s e Latvala por 10,7s em 21,35 quilómetros.
 
Foi sempre no limite. Guiei com o coração”, disse ofegante no final da especial.
 
Na classificativa seguinte voltou a demonstrar a sua determinação, assinando de novo o melhor tempo. Apesar disso, Ogier não desistia. “Ainda não acabou. Vou continuar a atacar. A diferença é de apenas 10 segundos e o Latvala não está longe”.
 
Mas o imparável Loeb continuava o seu caminho. Apesar do aumento das dificuldades, conseguiu manter o primeiro lugar e venceu pela segunda vez o rali da terra dos 1000 Lagos, tornando-se no primeiro não finlandês a consegui-lo e permitiu ao mesmo tempo que a Citroën estabelecesse um novo máximo de sete vitórias consecutivas esta época.
 
alt
 
Com este novo triunfo, somado aos anteriores 65, o sete vezes campeão do mundo passa a somar 66 vitórias com a Citroën desde 2002. Desta forma, consolidou a liderança no Campeonato do Mundo de Pilotos, com 27 pontos de vantagem sobre Mikko Hirvonen e 31 sobre Sébastien Ogier. “É uma das maiores vitórias da minha carreira. Mas tive de trabalhar muito para isso e demorou muito para se confirmar. Por vezes temos de ir para lá dos limites para conseguirmos ganhar vantagem. Senti-me muito confortável nestas especiais com o Citroën DS3 WRC, mesmo mais do que no passado com o Xsara e o C4. O meu objectivo era estar na frente do campeonato antes dos ralis de asfalto. Consegui, mas ainda existem muitos pontos para conquistar”.

As esperanças de vitória de Ogier terminaram com um furo na PEC 17. O antigo Campeão do Mundo Júnior terminou no pódio, atrás de Jari-Matti Latvala e a 12,8s do vencedor. “Correu tudo de forma praticamente perfeita até à última secção. Estávamos em boa posição para lutar pela vitória até furarmos. Sinto-me frustrado porque foi um incidente de corrida que arruinou as nossas hipóteses”.
 
A Citroën continua a privilegiar o aspecto desportivo”, afirmou Olivier Quesnel, o director desportivo da Citroën Racing. “Assumimos totalmente a decisão de darmos aos nossos dois pilotos a possibilidade de correrem como querem. Cada equipa tinha a sua própria estratégia e podia adoptá-la conforme as circunstâncias. Sébastien Loeb e Daniel Elena lidaram com a situação de forma perfeita. Sébastien Ogier e Julien Ingrassia estiveram em posição de lutar pela vitória até furarem. Os nossos pilotos conseguiram de novo um feito notável e tenho de dar os parabéns ao departamento técnico pelo trabalho feito no DS3, que mostou mais uma vez um nível incrível de performance e fiabilidade”.
 
Classificação Final

1 S. Loeb / D. Elena Citroën DS3 WRC 2h39m37.0s
2 JM. Latvala / M. Anttila Ford Fiesta RS WRC +08.1s
3 S. Ogier / J. Ingrassia Citroën DS3 WRC +12.8s
4 M. Hirvonen / J. Lehtinen Ford Fiesta RS WRC +1m09.1s
5 P. Solberg / C. Patterson Citroën DS3 WRC +1m16.2s
6 M. Ostberg / J. Anderson Ford Fiesta RS WRC +1m27.8s
7 H. Solberg / I. Minor Ford Fiesta RS WRC +3m25.5s
8 M. Wilson / S. Martin Ford Fiesta RS WRC +3m53.2s
9 K. Räikkönen/K. Lindström Citroën DS3 WRC +3m59.8s
10 J. Hanninen / M. Markkula Skoda Fabia S2000 +5m13.7s
 
 
Classificação Mundial Pilotos
 

1º Sébastien Loëb, 171 pts; 2º Mikko Hirvonen, 144; 3º Sébastien Ogier, 140; 4º Jari-Matti Latvala, 96; 5º Petter Solberg, 83; 6º Mads Ostberg, 56; 7º Matthew Wilson, 40; 8º Kimi Räikkönen e Henning Solberg, 26; 10º Federico Villagra, 20; (…).
 
Classificação Mundial Construtores

1º Citroën Total World Rally Team, 290 pts; 2º Ford Abu Dhabi WRT, 225; 3º M-Sport Stobart Ford RT, 101 pts; 4º Petter Solbert WRT, 71; 5º Ice 1 Racing, 38; (…). 
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 13 de outubro de 2025 – 21:34:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...