A Taça do Mundo 2011, em femininos, arranca hoje no Japão, prolongando-se até ao dia 18 de Novembro e percorrendo as cidades de Hiroshima, Sapporo, Nagano, Okayama, Toyama e Tóquio.
A jornada inaugural desta importante competição apresenta já alguns jogos interessantes.
Na Poule A, a disputar em Hiroshima, a Itália, campeã em título da prova, defronta a selecção da casa, enquanto a República Dominicana mede forças com a Argentina.
Na Poule B, a cidade de Nagano é palco do braço-de-ferro entre o Brasil e os Estados Unidos, respectivamente número 1 e número 2 do Ranking Mundial.
Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol e Vice-Presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), integra o Comité de Controlo da FIVB da Taça do Mundo, competição que é o primeiro passo no processo de qualificação para os Jogos Olímpicos, apurando os três primeiros classificados para Londres 2012.
A Itália, vencedora da última edição (2007), o Brasil, finalista vencido nas duas últimas edições, medalha de ouro olímpica e n.º 1 mundial, os Estados Unidos, n.º 2 mundial, a Rússia, n.º 3 mundial, a Sérvia, campeã europeia, Cuba, vencedora de 4 edições da prova, e a China, vencedora da competição por 3 vezes, aparecem como as maiores favoritas aos lugares cimeiros.
O canal televisivo Sport TV transmitirá em directo alguns dos jogos da Taça do Mundo.
Participam 12 selecções:
Japão (País organizador)
Itália (Wild Card)
Argentina (Wild Card)
Brasil (Campeã Sul-Americana)
Estados Unidos (Campeã da NORCECA)
China (Campeã Asiática)
Sérvia (Campeã Europeia)
Alemanha (Vice-Campeã Europeia)
República Dominicana (Vice-Campeã da NORCECA)
Argélia (Vice-Campeã Africana)
Coreia (3.ª classificada no Campeonato Asiático)*
Quénia (Campeã Africana)
* Melhor classificada no Campeonato Asiático, a seguir à China e ao Japão (selecção do país organizador)