
É já este fim-de-semana que se inicia a Volvo Ocean Race 2011-2012 em Alicante, com a disputa da In Port Race. A Regata saíu do porto espanhol de Alicante ontem, e terá o seu final em Galway, na Irlanda, em Julho de 2012. Esta 11ª edição da Regata fará escala em oito portos - Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (EAU), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Miami (EUA), Lisboa (Portugal) e Lorient (França), em cinco continentes e navegará em quatro oceanos, durante nove meses.
A Volvo Ocean Race é a mais importante regata offshore do mundo e um dos dez eventos desportivos mais vistos no mundo. A Volvo Ocean Race é provavelmente a mais longa, mais dura e mais difícil e exigente competição de qualquer desporto e só o facto de participar significa um grande desafio para qualquer país. A primeira corrida ocorreu há mais de 37 anos (como Whitbread Round the World Race 1973-74), testando as tripulações mediante alguns dos elementos mais violentos que o homem pode enfrentar. Os barcos em competição, os Volvo Open 70, vão percorrer 39.270 milhas náuticas à volta do Globo e possuem a mais alta tecnologia.
Nesta edição participam seis equipas - Groupama Sailing Team, PUMA Ocean Racing, Team Telefónica, Abu Dhabi Ocean Racing, CAMPER with Emirates Team New Zealand e Team Sanya, compostas por grandes especialistas, em diferentes áreas: tripulação, equipa de apoio em terra, vela, meteorologia, treino físico, alimentação, comunicações, logística e administração.
Nesta 11ª edição, a Volvo Ocean Race associou-se a diversos projectos ecológicos, de forma a sensibilizar a população para o crescente aumento da poluição que devasta os oceanos e ameaça a vida marinha por todo o mundo. Apresenta ainda a sua nova iniciativa de vela para jovens, a “Volvo Ocean Race Academy”. Esta escola marca a continuação do compromisso da Volvo Ocean Race de promover regatas para jovens à escala mundial.
E quem não está a bordo dos Volvo Open 70, pode acompanhar a regata através de Live Streaming na página oficial da VOR, no Youtube, através do Blogue, Facebook e Twitter VOR, na Televisão e através de Trackers da VOR, uma aplicação que permite traçar o curso da frota durante as diversas escalas da corrida, com actualizações a cada três horas. Para quem gosta de jogos, a VOR oferece ainda uma regata virtual, que este ano surge mais rápida, mais envolvente e mais emocionante do que nunca. Basta fazer o registo em
www.volvooceanracegame.com.