>

Abdel Larrinaga (à esq.) e Edson Gomes (no centro), ambos do Sporting CP e (à dir.) o atleta guineense do Clube de Atletismo Olímpico Vianense, Ussumani Djumo. Foto: Sergio Martins
O atleta do Algarve Ussumani Djumo do Clube de Atletismo Olímpico Vianense brilhou na 39.º edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Curta ao assegurar o terceiro lugar do pódio, conquistando assim o título de terceiro melhor atleta dos 60 metros barreiras na presente época de 2024/2025, na prova mais importante a nível de classificação individual do calendário oficial do atletismo em Portugal.
Neste fim de semana na Expocentro, em Pombal, numa competição repleta dos melhores atletas a competir em Portugal, o barreirista do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) correu em 08:10 segundos nos 60 metros barreiras, melhorando o seu recorde pessoal e não só, Ussumani Djumo também estabeleceu o novo Recorde Regional de Viana do Castelo que já bateu pela segunda vez esta época e que se mantinha há 23 anos inalterado até à sua chegada a esta região de Portugal.
Nas barreiras (60 metros), em masculinos, o principal favorito ao título que já tinha conquistado nas últimas quatro épocas era Abdel Larrinaga do Sporting, e havia que contar ainda com outro colega da equipa do Sporting Clube de Portugal Edson Gomes, que ocuparam também com o Ussumani Djumo os outros dois lugares do pódio nesta prova.
Fernando Alves finalizou: “Mérito também para os nossos sócios, amigos e parceiros que têm feito um excelente trabalho para que todos os atletas do Olímpico Vianense possam competir ao mais alto nível. Quero agradecer aos principais parceiros do Clube Olímpico Vianense: ao Município de Viana do Castelo e à Associação de Atletismo de Viana do Castelo, assim como à Triauto, à Blisq Creative, ao Grupo Quercia, à Gold Nutrition, às Confeitarias Santa Luzia e ao Victor Silva Terapias Manuais, que nesta época apostaram no clube Olímpico Vianense para dar aos atletas as melhores condições de bem estar, de treino e de competição.”
Em comunicado, a direção da Federação Portuguesa de Atletismo faz um balanço: “Numa altura em que nos aproximamos do final da época de Pista Curta, a FPA está satisfeita pelos resultados obtidos pelos atletas nas competições do Quadro Competitivo Nacional. É fundamental que o Atletismo, a modalidade nacional mais medalhada em termos Olímpicos, seja vista com um papel de extrema relevância. Os desempenhos de excelência por parte dos atletas e respetivos clubes, suportados pelo trabalho dos seus técnicos e dirigentes, têm garantido mais visibilidade para o atletismo. A FPA quer continuar a investir continuamente nos diferentes quadrantes que envolvem as competições, de forma a garantir que os atletas tenham condições para continuarem a bater recordes pessoais, regionais e nacionais, conforme tem vindo a acontecer ao longo dos últimos fins-de-semana.”