O Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, será palco do Campeonato da Europa de Ciclismo de Pista para sub-23 e juniores, que vai realizar-se de 26 a 31 de Julho. Estão inscritas 27 selecções nacionais, que vão lutar pelos 38 títulos em disputa.
Os primeiros corredores, dos mais de 300 que são esperados, começam a chegar no final desta semana para iniciarem os treinos de adaptação à pista de 250 metros.
As provas arrancam na manhã de terça-feira, 26 de Julho. Nesse dia serão conhecidos os primeiros seis campeões europeus de 2011, nas disciplinas de perseguição individual (juniores femininos e sub-23 masculinos), perseguição colectiva (juniores masculino e sub-23 femininos), quilómetro contra-relógio (sub-23 masculinos) e velocidade por equipas (juniores masculinos). Além daquelas disciplinas, o programa do Europeu contempla provas de velocidade individual, corrida por pontos, 500 metros contra-relógio, scratch, omnium, keirin e madison.
O Campeonato da Europa de juniores e sub-23 é a segunda grande competição internacional realizada neste velódromo, depois de, em 2010, a infra-estrutura de Sangalhos ter acolhido o Campeonato do Mundo de veteranos. “A organização está a ser muito trabalhosa, mas vale a pena. Estamos convictos de que esta realização vai ser um enorme sucesso desportivo, social e económico, pois estarão cá os melhores juniores e sub-23 e a economia da região vai receber um forte estímulo, já que este evento irá juntar, ao longo de uma semana, mais de 1200 pessoas, que irão animar a hotelaria e a restauração”, afirma o director da organização, José Calado.
O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, encara “com orgulho mais esta grande realização internacional, a terceira em três anos consecutivos. Espero que seja mais um êxito, a juntar ao mundial de pista master do ano passado e ao Campeonato do Mundo de Ciclismo de Sala, disputado em 2009”.
Países participantes:Alemanha, Arménia, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Eslovénia, Eslováquia, Bulgária, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Inglaterra, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Moldávia, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia, Suíça e Turquia
Programa resumido
26 de Julho: 9h30/14h00 – 17h00/21h00
Velocidade individual e colectiva, perseguição individual e colectiva, quilómetro contra-relógio.
27 de Julho: 9h30/13h00 – 16h00/21h30
Perseguição colectiva e individual, velocidade por equipas e quilómetro contra-relógio.
28 de Julho: 9h30/22h00
Velocidade individual, Corrida por pontos e 500 metros contra-relógio
29 de Julho: 9h30/15h00 – 17h00/21h00
Omniun, velocidade e scratch
30 de Julho: 9h30/12h00 – 16h00/21h30
Omnium, velocidade por equipas e 500 metros contra-relógio
31 de Julho: 9h30/13h00 – 14h00/19h25
Keirin, omnium e Madison
O bilhete diário custa cinco euros. O passe para os seis dias de competição fica por 25 euros.
A Cerimónia oficial de abertura vai realizar-se no Cine-Teatro de Anadia, no dia 25 de Julho, às 20h00.