As selecções da Rússia, da Grã-Bretanha e de França dividiram em partes iguais os seis títulos europeus de ciclismo de pista ontem atribuídos no Velódromo Nacional, Sangalhos, no primeiro dia do Campeonato da Europa de juniores e sub-23, que decorre até domingo.
Aquelas três selecções conquistaram dois títulos europeus cada uma, mas no somatório de medalhas levam vantagem os russos que já somam seis pódios, o dobro dos alcançados pelos britânicos e pelos franceses, que têm três cada.
O título europeu de perseguição individual na categoria de sub-23 foi discutido por dois russos que recentemente correram o Troféu Joaquim Agostinho. O que mais brilhou na prova de estrada, conquistando a classificação da juventude, Sergey Chernetskiy, teve agora de contentar-se com a medalha de prata, já que o ouro foi conquistado, com clara superioridade, por Artur Ershov. O terceiro classificado foi o espanhol Albert Torres.
Ainda entre os sub-23, mas na disciplina de um quilómetro contra-relógio, o vencedor foi o francês Quentin Lafarge, que revalidou o título, graças a um registo de 1m02s42. O pódio completou-se com dois alemães. Joachim Eilers foi segundo, com 1m02s573, e Erik Engler foi terceiro, com 1m03s197.
A equipa feminina britânica sub-23 de perseguição individual, que integra as campeãs mundiais Danielle King e Laura Trott, sagrou-se campeã europeia, suplantando a formação polaca na final. O terceiro posto foi conseguido pelas corredoras russas.
O colectivo britânico de perseguição masculina na categoria de juniores bateu com classe a equipa da Rússia na final. França ficou com a medalha de bronze.
A França impôs-se sobre a Alemanha na final de velocidade colectiva no escalão júnior masculino.
O trio germânico começou por ganhar vantagem, mas os franceses deram a volta por cima quando a equipa ficou entregue aos dois campeões do mundo que fazem parte do terceto, o lusodescente Julien Palma e Benjamin Edelin. O terceiro elemento do bloco francês, Anthony Jacques, é também lusodescendente. A Rússia terminou a prova na terceira posição.
A russa Alexandra Chekina conquistou a medalha de ouro na prova de perseguição individual de juniores femininos, batendo na final a britânica Elinor Barker. A italiana Beatrice Bartelloni encerrou o pódio, após bater por apenas 566 milésimos de segundo a espanhola Irene Usabiaga.
Hoje a competição arranca às 9h30, sendo interrompida às 12h55. Recomeça às 16h00, prolongando-se até às 21h15.
A Selecção Nacional/Liberty Seguros entra de novo em acção nesta quarta-feira. De manhã, Diogo Santos e Luís Gomes alinham na perseguição individual. De tarde é a vez da equipa de sub-23 (Fábio Silvestre, Leonel Coutinho, Samuel Magalhães e um júnior que será integrado para completar os quatro elementos necessários), na perseguição colectiva. Os juniores Pedro Brás e Fábio Gouveia subirão à pista para a corrida de 1 quilómetro em contra-relógio.
Medalhas
País Ouro Prata Bronze Total
Rússia 2 2 2 6
Grã-Bretanha 2 1 0 3
França 2 0 1 3
Alemanha 0 2 1 3
Polónia 0 1 0 1
Espanha 0 0 1 1
Itália 0 0 1 1