O XVIII Campeonato do Mundo de Juniores Masculinos disputa-se em Thessaloniki, na Grécia, de 17 a 30 de Julho de 2011.
Depois de uns dias de pausa, a Selecção Nacional de Sub-21 masculinos, sob o comando de Rolando Freitas, volta a concentrar-se já hoje, terça-feira, dia 12 de Julho, para o último estágio antes da partida para a Grécia, onde vão disputar o XVIII Campeonato do Mundo de Juniores Masculinos.
Os dezasseis jogadores convocados por Rolando Freitas reúnem-se pelas 10h30 de terça-feira no Centro de Estágio de Rio Maior. Atletas e equipa técnica - Rolando Freitas (treinador), Pedro Vieira (treinador adjunto), Carlos Sales (fisioterapeuta), Manuel Francisco (médico) e Leonor Mallozzi (chefe de comitiva) - vão ultimar, em Rio Maior, a ida para o Campeonato do Mundo de Juniores Masculinos. Na madrugada de 15 de Julho, a comitiva nacional parte para Thessaloniki, na Grécia.
O Campeonato do Mundo Sub-21 masculinos 2011 disputa-se na Grécia, de 17 a 30 de Julho de 2011 e, após o sorteio realizado a 16 de Abril, em Thessaloniki, Portugal disputa a primeira fase do Mundial 2011 no grupo D, juntamente com a Suécia, Espanha, Hungria, Irão e o Canadá (3º classificado dos jogos Pan-Americanos).
Recorde-se que a Selecção Nacional de Sub-21 masculinos foi vice-campeã no último Campeonato da Europa Sub20 Eslováquia 2010 e ficou em sétimo lugar no Campeonato do Mundo Sub-21 Masculinos Egipto 2009.
CANADÁ, HUNGRIA, IRÃO, ESPANHA E SUÉCIA SÃO OS ADVERSÁRIOS DE PORTUGAL NA PRIMEIRA FASE
No arranque do Mundial, Portugal joga no Grupo D. O Canadá, a 17 de Julho, é o primeiro adversário de Portugal; segue-se a Hungria, no dia 18 e o Irão, no dia 19. No dia 20, o Mundial tem o primeiro dia de pausa e Portugal retoma a competição a jogar com a Espanha, a 21 de Julho e, a terminar a primeira fase do Mundial, Portugal defronta a Suécia.
Os primeiros quatro classificados de cada Grupo vão disputar os 1/8 final do Mundial; os 5º e 6º classificados vão jogar para a classificação final.
Na 1ª fase do Mundial, os grupos são os seguintes:
Grupo A: Eslovénia, França, Sérvia, Tunísia, Chile e Noruega
Grupo B: Dinamarca, Argentina, Grécia, Qatar, Argélia e Venezuela
Grupo C: Egipto, Alemanha, Brasil, Rússia, Coreia e Benin
Grupo D: Portugal, Suécia, Espanha, Canadá, Hungria e Irão