São Paulo recebe pela primeira vez o Kizomba Design Museum - música, gastronomia, workshops de dança e palestras
	 
	Criado por Kalaf Epalanga e Nástio Mosquito, o Kizomba Design Museum leva a São Paulo, Brasil, uma experiência imersiva de três dias, onde apresenta a cultura kizomba através da música, gastronomia, workshops de dança e palestras. Nos dias 6 a 8 de Setembro, a programação conta com atuações de Branko, Dino D’Santiago e Paulo Flores, uma participação especial de Russo Passapusso e Roberto Barreto do BaianaSystem. Vão estar presentes jornalistas e escritores como Ondjaki, Semayat Oliveira e Yuliana Ortiz Ruano. O chef Bel Coelho assina a oferta na parte gastronómica.
	
 
	A primeira edição acontece em São Paulo em três importantes espaços da cidade: Casa de Francisca, localizada no primeiro andar do Palacete Teresa, património histórico paulistano; no Edifício Copan e na Galeria Pivô, espaço artístico sem fins lucrativos e que oferece uma plataforma de intercâmbio, pensamento crítico e experimentação (também localizada no Edifício Copan),  onde recebe o Mercado, o espaço que refletirá a influência da moda e do design no universo da kizomba.
	 
	"É um momento emocionante reunir músicos talentosos e entusiastas da cultura kizomba numa das maiores cidades de língua portuguesa, marcando nossa presença significativa em simultâneo com a notável Bienal Internacional de Arte de São Paulo. (...) Através da dança e do movimento, estamos ativando o espaço e proporcionando insights sobre a interação entre as nações africanas de língua portuguesa e o Brasil para o público.” Kalaf Epalanga, Agosto 2023
	 
	O Kizomba Design Museum destaca a influência que a cultura exerce sobre várias comunidades no mundo. Através de música, gastronomia e performances, o evento inédito chega como um museu vivo, que explora o relacionamento intercultural entre a história do gênero musical e seu impacto social, econômico e político.
	 
	“O Kizomba Design Museum não é apenas uma celebração de cultura ou de sua identidade; é um gesto de cuidado, um gesto de doação a essa forma de arte e a justiça econômica do mercado, alcançando a indústria da música, a indústria alimentícia e a indústria do entretenimento”, reforça Nástio Mosquito.
	 
	Sobre o Kizomba Design Museum
	Fundado em 2023, o Kizomba Design Museum é uma plataforma itinerante dedicada a preservar e a mostrar a história vibrante da cultura da kizomba. Oferecendo uma visão contextualizada das origens, da evolução e do significado social da kizomba, originária dos países africanos de língua portuguesa e de sua diáspora, a plataforma pretende se tornar um espaço ativo para a pesquisa e o estudo cultural Kizomba em todo o mundo.
	 
	Sobre os fundadores
	Kalaf Epalanga é um escritor e músico natural de Benguela, Angola, atualmente radicado em Berlim. Ele é cofundador da editora discográfica Enchufada e membro da banda Buraka Som Sistema, em recesso desde 2016. Além disso, Kalaf contribuiu com colunas para publicações como O Público (PT), GQ Magazine (PT), REDE Angola (AO) e Quatro Cinco Um (BR). Seu romance “Também os brancos sabem dançar”, que teve alcance internacional, foi publicado no Brasil pela editora Todavia. Apresentado na Flip de 2019, o livro aborda o kuduro e a kizomba, contando a história desses estilos musicais a partir de uma perspectiva identitária. O seu novo livro de crônicas intitulado “Minha pátria é a língua pretuguesa” será editado pela Todavia no início de setembro de 2023.
	 
	Nástio Mosquito é um artista multifacetado que logo deixou para trás sua formação como cinegrafista de televisão e diretor de cinema para abraçar uma prática artística que reúne música, vídeo, instalações e performance de maneira inconfundivelmente pessoal. Aclamado internacionalmente por suas performances irreverentes e provocativas, Mosquito, na maioria das vezes, adota o papel de um showman imprevisível, compreendendo os personagens de um apresentador, cantor, ator e produtor teatral