MSC Preziosa em Lisboa

 

O porto de Lisboa recebeu o navio de cruzeiros MSC Preziosa no dia 7 de Outubro, em escala de embarque e desembarque de passageiros ao qual fizemos uma visita acompanhados pela equipa da MSC Cruzeiros de Portugal, terminando com o almoço a bordo a comprovar a qualidade do serviço.

 

O MSC Preziosa é um navio de com algumas particularidades interessantes que descrevemos ao longo do texto assim como através do álbum de fotos.

 

Foi construído em 2013, pertence à classe Fantasia e tem quatro “irmãos”: o MSC Divina, MSC Splendida e o MSC Fantasia.

 

Este navio tem uma grande procura pelos viajantes portugueses, pois anualmente a MSC Cruzeiros define no início do outono um conjunto de viagens pelo Mediterrâneo com partida e chegada em Lisboa, o que proporciona ao viajante uma experiência de mar, com a beleza das paragens em portos de Espanha, França, Itália e Marrocos. Uma tem 11 dias e 10 noites enquanto as outras quatro estão planeadas para 10 dias e 9 noites.

 

No próximo ano o seu irmão MSC Splendida assegura o itinerário.

 

A capacidade máxima do navio é de cerca de 4300 passageiros e 1300 tripulantes.

 

Em termos de conforto em espaços públicos vai desde os vários lounges, um teatro, biblioteca e sala de conferências. Dispõe de 20 bares ao longo do navio, 6 restaurantes e 2 buffets abertos 20 horas por dia (encerram entre as 02h00 e as 06h00). Para os pequenos almoços para além dos Buffets, pode-se utilizar os outros dois grandes restaurantes para desfrutar da primeira refeição do dia sem demoras.

 

Os jantares a bordo servem-se em dois horários, ou seja os viajantes podem estar incluídos no primeiro ou no segundo grupo para tomar a refeição. Curioso que os espectáculos no Platinum Theatre estilo Broadway, estão alinhados de forma que os viajantes possam desfrutar da sua refeição e assistam ao espectáculo sem correr o risco de o perder. O mesmo é repetido para abranger os dois horários. Aqui neste grande teatro também com acessos próprios para pessoas de mobilidade reduzida tal como todo o navio está e não necessita de lugares marcados. É uma questão de chegar, sentar e divertir-se. Ao todo tem 1600 lugares. As peças que podem variar entre comédia, música, dança, e outras que variam todos os dias para proporcionar sempre uma experiência diferente.

 

Continuando na perspectiva de conforto e bem-estar, temos para além dos confortáveis camarotes (na nossa galeria de imagens temos um duplo com varanda), pode-se desfrutar de um Spa, solário, sauna, hidromassagem, ginásio, três piscinas sendo que uma delas tem tecto retráctil de forma a que possa ser utilizada mesmo quando o estado do tempo não o queira permitir. Na área das duas piscinas grandes há espaços de jacuzzi.

 

Para os viajantes mais propícios a desfrutar da noite, têm uma discoteca a bordo, e um grande e variado casino (encerra obrigatoriamente quando o navio está num porto assim como a área de lojas). A diversão não se fica por aqui, temos a bordo o bowling, simuladores de F1, cinema de 4D, videojogos, zona de diversão para crianças temática por idades, uma piscina temática para crianças, entre tantos outros serviços que encontra a bordo.

 

Uma das curiosidades introduzidas nesta classe de navios é a parceria com a marca de brilhantes Swarovski, não só com as suas lojas a bordo, mas com a fantástica escadaria composta por milhares de brilhantes que torna uma fotografia obrigatória para quem viaja nestes navios, situada logo no Lounge principal. Desde então todos os navios da MSC Cruzeiros têm a bordo uma construção deste género o que os torna únicos. Este Lounge também tem a beleza dos seus dois elevadores panorâmicos.

 

O serviço de excursões trabalha para que o viajante possa escolher a melhor opção para visitar os locais onde o navio faz as suas escalas.

 

A área do navio mais reservada é o MSC Yacht Club, um conceito de um navio dentro de um navio, destinado um segmento que deseja mais privacidade e um nível de serviço mais elevado com mordomo 24h/dia, espaços reservados, elevador exclusivo entre outros incluídos neste conceito de viagem.

 

O navio tem serviços médicos para qualquer eventualidade que ocorra. Se tiver necessidades especiais tanto de saúde como alimentares, antes de marcar a viajem valide com o agente se elas podem ser satisfeitas, mas em geral parte delas podem ser, mas sempre com acordo prévio.

 

O que nos surpreendeu também na parte da inclusividade, que para além do acesso a pessoas de mobilidade reduzida ao navio, foi a marcação em braile nas placas orientadoras para proporcionar maior comodidade e independência aos viajantes que delas o necessitem.

 

O MSC Preziosa ao todo tem 1751 cabines em que 45 estão preparadas para pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida. Conta com 26 elevadores, 17 para os viajantes (já a contar com os panorâmicos e o do MSC Yacht Club).

 

Já na parte técnica do navio, para quem pensa que é um drama andar no mar, pode estar mais descansado pois ele possui estabilizadores para tornar a viagem mais suave e derivado aos seus 330m de comprimento, as suas 139.072 toneladas e 18 decks, tudo somado suaviza a sua viagem.

 

O MSC Preziosa ganhou o prémio de sustentabilidade “7 Pérolas de Ouro” pela protecção ambiental começada na construção, continuando na sua operação.

 

Quanto à sustentabilidade, é prática da MSC Cruzeiros contribuir para que a viagem seja sustentável com várias políticas implementadas a bordo dos seus navios, como o trabalho para a eliminação do uso do plástico a bordo, palhinhas, etc. mas não se fica por aqui, este navio e os seguintes têm propulsão através de motores eléctricos, minimizando a utilização dos geradores a combustível existentes a bordo.

 

Com esta visita a bordo de este grande navio, fica-se com o gosto de entrar na aventura de fazer um cruzeiro com a comodidade de entrar e sair em Lisboa, sem ter que se preocupar com as deslocações ida e volta para embarcar em outro porto.

 

Texto: Vera Brás
Fotos: Pedro MF Mestre

 

clique na imagem para visualizar a fotorreportagem

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...