15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Seixal - "Histórias e Memórias Fotográficas

 
Integrado nas comemorações dos 184 anos  da criação do Concelho do Seixal , o evento "HISTÓRIAS e MEMÓRIAS  FOTOGRÁFICAS " , que por motivo  das restrições impostas pelo governo  no combate a pandemia, não  pode sair à rua  na data prevista , sendo agora possível visitar o seu conteúdo . Trata-se de uma Mostra Fotográfica  itinerante , sob a forma de painéis gigantes, na via   pública , em locais estratégicos perfeitamente identificáveis.  
 
No Jornal de Exposição, distribuído aos visitantes ,no seu primeiro parágrafo pode-se ler " O projeto Histórias e Memórias Fotográficas , dinamizado  pela Câmara Municipal do Seixal, através do Centro de Documentação e Informação , do Ecomuseu Municipal do Seixal , consiste na documentação de fotografias antigas ,incorporadas neste museu ,cuja informação disponível  era escassa, pretendendo-se  a recolha de elementos informativos junto da população local  que completassem a descrição das mesmas . Através do contacto estabelecido junto da comunidade , dinamizou-se  também uma  campanha de empréstimos de fotografias antigas para serem  reproduzidas e posteriormente devolvidas aos seus proprietários " .
 
A temática visual está patente em todas as freguesias do Concelho , acompanhada por vasta informação de cada trabalho exposto, fruto de uma grande colaboração dos seus munícipes e de diversas instituições residentes .
 
Ana Machado , do  CDI , no momento da inauguração  da "MOSTRA"  no Seixal , salientou que " esta exposição que está distribuída pelo  Conselho ,é no fundo o corolário de uma primeira fase que se iniciou em fevereiro de 2017, e esperamos que seja para crescer e continuar "  e adianta um desejo  " vamos aproveitar esta oportunidade porque o caminho do presente faz-se em passo acelerado, e é importante resgatar essas memórias do passado e falar com as pessoas que as viveram e deixaram essas marcas numa simples fotografia . Esta exposição retrata a vida do quotidiano através da sociedade , da identidade , do lazer , do dia a dia , das memórias de infância, do ser pequenino  dos casamentos ... 
 
 "Posteriormente, temos essa esperança,   será editado um catálogo que enfoque ,mais detalhadamente , sobre a Identidade ,a Sociedade e o Lazer "  desabafa  Ana Machado após ter sido concluído este  périplo pelo Seixal ,mostrando aos Seixaleiros e Seixalenses  todo um trabalho que ainda agora começou .
 
Esta exposição fotográfica pode ser vista nos seguintes locais e até 31 de janeiro de 2021
 
Seixal -------------------------------------------------- Praça da República 
 
Arrentela ---------------------------------------------  Av. da República 
                                            
Aldeia de Paio Pires ------------------------------- Jardim da Quinta do Mirante
 
Amora --------------------------------------------------Praça 5 de Outubro
 
Corroios -----------------------------------------------Jardim da Quinta da Água
 
Fernão Ferro------------------------------------------Mercado Municipal 
 

Texto e fotos - José Carlos Pinto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 25 de junho de 2021 – 10:59:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...