>
Começou no domingo, dia 11, em Valejas, freguesia de Barcarena, a 33.ª Edição do Torneio CMO Corrida das Localidades 2015. Este ano, designada por Corrida dos Reis, a prova organizada pelo Valejas Atlético Clube estabeleceu novo recorde de participantes ao classificar no total dos escalões etários (benjamins a veteranos) 669 atletas.
As principais corridas foram ganhas por Susana Cunha (Linda-a-Pastora Sporting Clube), e Ruben Silva (Juventude Vidigalense). Nas equipas, a Associação Desportiva NúcleOeiras, começou da melhor maneira a defesa dos títulos conquistados nos últimos anos ao classificar-se no 1.º lugar com um total de 810 pontos, deixando a “léguas”, o 2.º classificado-Linda-a-Pastora SC que somou apenas 378.
Um caos e confusão total na organização da corrida
Longas filas junto à organização para validar dorsais
O impensável acabou por acontecer num torneio classificado como o melhor de todos os que se promovem em vários concelhos do país, e um exemplo de organização e rigor para com os participantes. A falta de inscrições prévias nos cinco dias anteriores, ou muito antes para emissão do dorsal personalizado, como estipula o regulamento, e uma das grandes novidades para a nova época, levou a Divisão de Desporto a aceitar inscrições provisórias no dia da prova.
E o que se pensou, serem casos pontuais, acabou por se estender a dezenas e dezenas de candidatos que ao longo de toda a manhã não arredaram pé para conseguir o tal dorsal. Cada prova foi-se atrasando, à medida que o expediente ia sendo despachado, e já os ponteiros do relógio avançavam para as 12h30 quando se deu a partida para a última corrida do programa.
Longo pelotão na última prova do programa. Dorsais personalizados são a grande novidade do torneio para 2015
Um pelotão de quase 300 corredores do sexo masculino (juniores a veteranos M60), avançou no asfalto, para concluir os cerca de 6.300 metros do percurso, e no final, dezenas, e dezenas, não tiveram espaço para cortar a meta, numa espera que – para muitos-ultrapassou os 15 minutos. Entretanto, foi-se sabendo que devido à confusão instalada e ao excessivo tempo de demora, alguns atletas, devidamente inscritos, optaram por abandonar o local, uma forma de protesto para com o caos instalado e que os outros municípios que fazem parte da parceria, nomeadamente, Sintra e Cascais, não estão isentos de culpas, uma vez que não se organizaram no mesmo período de tempo da autarquia de Oeiras, para que no prazo limite, todas as inscrições de clubes e atletas estivessem conforme o regulamento.
Ruben Silva mais forte na ponta final ganha corrida masculina
Ruben Silva (Juventude Vidigalense) já isolado a caminho da meta
A última prova do programa foi dominada até perto do final pelo trio composto por Ruben Veiga (Juventude Vidigalense), João Bértolo, e Pedro Gaspar, ambos do NúcleOeiras. Estes atletas, todos do escalão Sub23, não só lutavam pela vitória na corrida, mas também do seu escalão. Ruben Silva com uma ponta final mais forte deixou para trás os seus adversários, vencendo com ligeira vantagem. Luís Lima (NúcleOeiras) entrou no 4.º lugar e garantiu a vitória em M40. Ilírio Mendes (ex-JOMA), esta época com a camisola do Sporting Clube de Portugal, fechou os cinco primeiros, e venceu no escalão de seniores.
Uma nota final para destacar a vitória de André Ferreira (“Os Fixes”), no escalão M35, a contrariar o domínio dos clubes liderados por Paulo Dias, e José Manuel Isidro. Mais de meia centena pontuou no escalão, um dos mais concorridos do programa, a par do M40.
Nas mulheres, Célia Paiva (F45) conseguiu a única vitória do GRCD Leião, “furando” o domínio dos principais emblemas oeirenses, e aos quais de juntou o Sporting com três vitórias…
Manuela Mendes (Sporting), e Catarina Carreira (Linda-a-Pastora) no pódio de Sub 23 fem.
Susana Cunha (vencedora em seniores) ladeada por Vanessa Agulha (1.ª em juniores), e Pedro Ho (2.º em juvennis)
Texto e Fotos de Ventura Saraiva
Principais classificações
Sub 23
1.º Ruben Silva, Juv. Vidigalense
2.º Pedro Gaspar, NúcleOeiras
3.º João Bértolo, Núnelo Oeiras
4.º Wilson Bento, Linda-a-Pastora SC
5.º António Botão, Academia do Lumiar
Seniores masculinos
1.º Ilírio Mendes, Sporting
2.º Rodrigo Duarte, Linda-a-Pastora SC
3.º José Camacho, Linda-a-Pastora SC
4.º João Matos, NúcleOeiras
5.º Nuno Teixeira, CD Juv. Vila Fria
Sub 23 Fem.
1.ª Marta Pitta, NúcelOeiras
2.ª Manuela Mendes, Sporting
3.ª Catarina Carreira, Linda-a-Pastora SC
Seniores femininos
1.ª Susana Cunha, Linda-a-Pastora SC
2.ª Sandra Protásio, Sporting
3.ª Katarina Larsson, NúcleOeiras
4.ª Liliana Alexandre, NúcleOeiras
5.ª Marisa Antunes, NúcleOeiras
Classificação colectiva
1.ª AD NúcleOeiras, 810 pontos
2.ª Linda-a-Pastora SC, 378
3.ª GRD “Os Fixes”, 267
4.ª GRDC Leião, 193
5.ª GRD Ribeira da Lage, 189
6.ª Casa Benfica no Algueirão, 172
7.ª Sporting CP, 129
8.ª Unidos de Leceia, 113
9.ª APQ Tejo Norte, 95
10.ª Valejas AC, 86
(Pontuaram 55 equipas)