>
A 9.ª Edição do Grande Prémio de Atletismo do G.R.D Ribeira da Lage, quarta prova pontuável para o Troféu CMO-Corrida das Localidades 2015, reuniu na manhã do dia 22 (domingo), 647 atletas, mantendo assim a tendência participativa de clubes e atletas desde o início do quadro competitivo da Câmara Municipal de Oeiras, com a prova de Valejas no início deste ano.
Apesar de muitas outras corridas, bem mais atractivas do ponto de vista lúdico, competitivo e de traçado, a verdade é que foram seis dezenas, os clubes que pontuaram na Lage, números reveladores da importância que o torneio desperta nos dirigentes e atletas, quer do concelho oeirense, quer fora dele.
Susana Cunha (Linda-a-Pastora) soma quarta vitória consecutiva
As primeiras classificadas na corrida feminina. Susana Cunha, Ana Pereira e Kcenia Bougrova
Quatro provas, quatro vitórias. Susana Cunha, do Linda-a-Pastora Sporting Clube dominou a corrida feminina de 4.000 metros (juvenis, juniores, seniores, F35 a 60) e segue imparável no comando do escalão de seniores, assinando na Lage, o pleno de vitórias até ao momento.
Em termos absolutos, ganha ainda relevo, o segundo lugar de Ana Pereira (NúCleOeiras) do escalão de Juvenis, seguida de Kcenia Bougrova (Valejas AC), a primeira classificada em Sub 23.
Todavia, e como era de esperar, os juvenis masculinos dominaram os lugares cimeiros da prova, e o primeiro a chegar à meta foi Luís Barbosa (Casa Benfica no Algueirão), seguido de David Varela (NúcleOeiras/SportZone).
“Os Fixes” a dominar no sector de veteranas F50, com as “Marias” no pódio
Pódio das veteranas F50 dominado pelas atletas do GRD Os Fixes de Queluz de Baixo
Se no aspecto colectivo, o NúcleOeiras domina a seu bel-prazer a classificação, já no individual, muitos são os/as concorrentes que conseguem superar esse domínio.
No escalão de veteranas F50, o Grupo Recreativo e Desportivo “Os Fixes” colocou quatro atletas nos lugares cimeiros. Maria Rosário Pedro (1.ª), Maria Helena Sousa (2.ª), e Maria Pereira (3.ª) ocuparam o pódio, enquanto Carla Jorge fechou o quarteto do emblema de Queluz de Baixo.
João Bértolo (NúcleOeiras) a bater toda a concorrência na prova masculina
João Bértolo chega isolado à meta instalada junto à sede do GRD Ribeida Lage
Com um traçado exigente com 8.400 metros, os cerca de trezentos atletas (juniores a veteranos M60) atacaram desde logo a longa subida até ao Casal do Deserto, com passagem pelo novo Complexo Desportivo de Porto Salvo.
Percorridos apenas dois quilómetros, já um pequeno grupo liderava a corrida, com os veteranos Carlos Alves, e José Félix (M45), Ricardo Mestre, e António Pinto (M40), André Ferreira, e Vítor Marques (M35) a colocarem-se nas posições cimeiras, controlando o andamento e defendendo as suas posições em cada escalão.
Na parte final, João Bértolo (Sub 23), do NúcleOeiras logrou isolar-se e foi o primeiro a cortar a meta. André Ferreira (“Os Fixes”) foi segundo, e Carlos Alves, o terceiro.
Albino Neiva Oliveira “fura” domínio no M70
Albino Oliveira vence no escalão M70
Olhando para a corrida do escalão dos “veteraníssimos”, o M70, Albino Neiva de Oliveira (Casa Benfica no Algueirão) interrompeu o ciclo vitorioso de Manuel Martins (Leião) e ganhou esta prova que na Lage teve 13 (!) atletas classificados.
De resto, este escalão já leva ao fim de quatro provas realizadas, 19 corredores com pontuação, um número a ter em conta dada a longevidade dos participantes, constituindo um exemplo para os mais novos.
NúcleOeiras soma e segue na classificação por equipas
NúceOeirasSportZone mantém dominio colectivo, soma dos muitos lugares cimeiros nos diversos escalões
Colectivamente, nada de novo no topo da classificação, com o NúcleOeiras a somar mais uma vitória, seguido do Linda-a-Pastora SC e do GRD “Os Fixes”.
A novidade na tabela final acaba por ser a presença da Casa Benfica no Algueirão, no 4.º lugar, batendo a turma organizadora, o Grupo Recreativo e Desportivo da Lage. A filial encarnada do concelho de Sintra, já vencedora por três vezes da classificação “Extra-Concelho”, consolida assim a pontuação para uma nova vitória no troféu oeirense.
Uma nota final para a excelente organização da prova, com a entrega de prémios a ser mais célere que as anteriores já efectuadas este ano no quadro competitivo oeirense. Na consagração dos melhores atletas- top 10 em todos os escalões (!) -, marcou presença a Junta de Freguesia de Porto Salvo com dois membros do Executivo, e a direcção do clube com o presidente (João Marques) e “vice” (António Carrasco), para além do representante da Confederação das Colectividades de Cultura e Recreio, Gustavo Estevans.
De registar pela negativa, as muitas ausências de atletas no pódio, a dificultar o nosso trabalho de reportagem relativamente aos melhores em cada escalão. Sobra a vontade dos mais jovens e de muitas mulheres do sector de veteranas para ilustrar o que de melhor aconteceu nas muitas corridas do programa.
Texto e fotos: Ventura Saraiva
Principais classificações
Geral feminina
1.ª Susana Cunha, Linda-a-Pastora SC (senior)
2.ª Ana Pereira, NúcleOeiras/Sport Zone (juvenil)
3.ª Kcenia Bougrova, Valejas AC (sub 23)
Geral masculina
1.º João Bértolo, NúcleOeiras/SportZone (sub 23)
2.º André Ferreira, “Os Fixes” (M35)
3.º Carlos Alves, FC Roussão (M45)
Geral colectiva
1.ª NúcleOeiras/SportZone, 643 pontos
2.ª Linda-a-Pastora Sporting Clube,408
3.ª GRD “Os Fixes”, 266
4.ª Casa Benfica no Algueirão, 241
5.ª GRD Ribeira da Lage, 213.
(Pontuaram 60 clubes/associações)