
Tricampeões portugueses João Pedrosa e Hugo Campos em acção no CEV EuroBeachVolley.
A dupla de Voleibol de Praia portuguesa João Pedrosa e Hugo Campos estreou-se hoje no Campeonato da Europa de Seniores em Voleibol de Praia, a disputar em Haia, Arnhem e Apeldoorn, nos Países Baixos até 18 de Agosto. Fotos: Conny Kurth
Os tricampeões nacionais enfrentaram Patrikas Strankevicius/Audrius Knasas, a dupla mais forte da Lituânia, e quase conseguiram surpreendê-la. Após vencerem o primeiro parcial por 19-21 e perderem o segundo pelo mesmo resultado, os lusitanos estiveram a vencer no set decisivo por 9-6 e 11-8, mas os lituanos lograram atingir a igualdade aos 11 pontos e acabaram por ser mais felizes na recta final deste parcial, vencendo nas vantagens por 17-15.
José Pedrosa foi o porta-voz da dupla lusa:
“Foi um jogo muito equilibrado; ambas as equipas estavam sem ritmo, devido à paragem nas competições internacionais motivada pela realização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e notou-se que o jogo foi evoluindo à medida que ia decorrendo. Acho que tivemos a nossa oportunidade, mas deixámo-la escapar… mas o Voleibol é mesmo assim. Temos de nos focar completamente no próximo desafio e esperemos que amanhã, no primeiro jogo do dia, com os polacos, consigamos sair com uma vitória. Isso é possível, se conseguirmos impor o nosso jogo e estamos confiantes que isso possa acontecer“.
Amanhã, Pedrosa e Campos têm um dia em cheio. Começam por defrontar (14h00) os polacos Piotr Janiak e Jedrzej Brozyniak, ambos de 35 anos, que eventualmente poderão constituir adversários mais acessíveis do que os checos Perusic e Schweiner, campeões mundiais em título, que faziam parte da Pool E mas que desistiram do Campeonato da Europa depois de terem alcançado o 9.º lugar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Uma vitória frente aos veteranos polacos seria ouro sobre azul já que seguirão, pelas 20h00, os poderosos neerlandeses Stefan Boermans e Yorick de Groot, vice-campeões europeus em 2021 e 5.ºs classificados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Alguns dos jogos do EuroBeachVolley podem ser seguidos em directo através da Sport TV.
João Pedrosa e Hugo Campos estão inseridos no Projecto Esperanças Olímpicas, que visa as próximas edições dos JO, designadamente Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, e constituem uma aposta acertada da Federação Portuguesa de Voleibol, como o demonstram, entre outros resultados rubricados pela dupla, a medalha de bronze alcançada nos Jogos do Mediterrâneo, o título de campeões mundiais universitários, a vitória no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton ou o 3.º lugar na final da Taça das Nações 2024.
No Campeonato da Europa de 2024, o seu primeiro, os portugueses estão inseridos na Pool E, juntamente com as duplas Boersman/De Groot (os neerlandeses foram vice-campeões europeus em 2021 e 5.ºs classificados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024), Janiak/Brozyniak, da Polónia, e Strankevicius/Knasas, da Lituânia.
Portugal regressa assim à fase final do Europeu vinte anos depois de Nélson Brízida e José Pedrosa terem sido 9.ºs classificados na competição.
Sandra Deveza é a árbitra portuguesa que estará presente no Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, enquanto Avelino Azevedo, Presidente do Conselho de Arbitragem da FPV, é um dos Delegados de Arbitragem.

Entre as melhores duplas do mundo
O CEV EuroBeachVolley 2024 conta com uma equipa de Portugal pela primeira vez desde 2004. João Nuno Pedrosa e Hugo Campos continuam a escrever mais páginas douradas na história do Voleibol de Praia, produzindo resultados notáveis: são os actuais campeões mundiais universitários, tendo vencido o Beach Pro Tour Challenge realizado no verão de 2023 em Edmonton (Canadá), e no início deste ano ajudaram Portugal a terminar em terceiro lugar na final da Nations Cup disputada em Jurmala, na Letónia.
Inseridos no Quadro Principal deste campeonato continental, os bicampeões nacionais vão assim disputar o seu primeiro Europeu de seniores, sendo que nesta edição encontrarão as melhores duplas europeias e mundiais, como seria o caso da sueca David Ahman/Jonatan Hellvig, campeã olímpica e considerada a melhor dupla da actualidade. Os nórdicos, que venceram o Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, são bicampeões europeus, vice-campeões mundiais, vencedores do Circuito Mundial em 2023 e, mais recentemente, campeões olímpicos, consagrados em Paris 2024, mas optaram por não disputar o Europeu…
Sem os jovens vikings e os noruegueses Anders Berntsen Mol e Christian Sandlie Sorum (medalha de bronze em Paris 2024), há que ter em consideração os alemães Nils Ehlers e Clemens Wickler (medalha de prata nos JO) ou os neerlandeses Steven van de Velde/Matthew Immers e Stefan Boermans/Yorick de Groot.
A participação no Europeu é um excelente prémio e incentivo para Pedrosa e Campos, orientados pelo Seleccionador Nacional Ricardo Rocha, que almejam uma presença nos Jogos Olímpicos e têm percorrido um caminho recheado de bons resultados nos últimos anos: a medalha de bronze alcançada nos Jogos do Mediterrâneo pelos bicampeões nacionais juntou-se à medalha de ouro conquistada no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton (Canadá), etapa do Circuito Mundial de 2023, naquela que foi a primeira vez que a dupla portuguesa subiu ao lugar mais alto do pódio numa etapa Challenge do Beach Pro Tour.
Um marco no percurso dos bicampeões nacionais em título e campeões mundiais universitários na caminhada que encetaram há poucos anos ao optarem pela prática do Voleibol de Praia ao longo de todo o ano, no que são apoiados pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

Árbitros de Voleibol de Praia em acção
Sandra Deveza
Campeonato da Europa de Seniores Femininos e Masculinos, de 14 a 18 de Agosto, em Haia, Arnhem e Apeldoorn, nos Países Baixos.
Avelino Azevedo
Delegado de Arbitragem no Campeonato da Europa de Seniores Femininos e Masculinos, de 14 a 18 de Agosto, em Haia, Arnhem e Apeldoorn, nos Países Baixos.
Rui Carvalho
Finais do Beach Pro Tour 2024, de 4 a 7 de Dezembro, em Doha, no Catar.