A dupla portuguesa João Pedrosa/Hugo Campos vai defrontar amanhã, nos oitavos-de-final do FIVB Beach Pro Tour Challenge de Espinho, os austríacos Julian Hörl/Alexander Horst, pelas 13h00, no campo central.
No primeiro jogo de hoje, Pedrosa e Campos enfrentaram uma dupla que conhecem bem, composta por dois irmãos argentinos Tomas e Nicolás Capogrosso, adversários provenientes da Fase de Qualificação.
Os jovens da Selecção Nacional deram logo no primeiro set uma imagem daquilo que os caracteriza. Resilientes, lutando sempre por qualquer ponto, João e Hugo contrariaram o destino, transformando um 16-19 penalizador num triunfo por 22-20 e levando ao rubro o público, composto por espectadores de várias nacionalidades.
No segundo, voltaram a salvar dois matchs points, selando a vitória com o resultado de 24-22 e conquistando definitivamente o jogo e o público.
A rivalidade e os desfechos renhidos entre as duas duplas não nasceram agora. Em Abril, no BPT Elite 16 de Uberlândia, os portugueses tinham perdido (19-21 e 19-21), com os irmãos argentinos na fase de qualificação e tiraram agora a desforra.
No segundo jogo, disputado sob chuva e mesmo assim com um número apreciável de adeptos, João Pedrosa e Hugo Campos começaram em vantagem frente aos italianos Samuele Cottafava e Paolo Nicolai, mas acabaram por ver os seus credenciados oponentes festejar o triunfo por 2-0 (24-26 e 16-21).
Dois jogos totalmente diferentes. O primeiro em que partiram de trás e deram a volta ao marcador e o segundo em que tinham vantagem e viram o adversário fugir.
“Este segundo jogo tem um sabor amargo para nós, sobretudo porque estivemos seis pontos à frente e mesmo sabendo da qualidade da dupla que estava do outro lado da rede, vice-campeã olímpica, que já ganhou etapas da Elite 16, o facto de estarmos a liderar por tantos pontos acaba sempre por deixar a sensação de que poderíamos ter ganho o primeiro set, pelo menos. Mesmo assim, estamos muito orgulhosos do que fizemos. O segundo set não nos calhou tão bem, a sorte calhou para o lado deles e acabou por não ser o nosso dia, mas esperamos que amanhã sejamos nós a festejar“, reconheceram, no final, os portugueses.
Campeões mundiais universitários e campeões nacionais em título, João Pedrosa e Hugo Campos, orientados por Leonel Gomes, têm como melhor classificação de sempre em etapas da categoria Challenge do Circuito Mundial o 4.º lugar no Beach Pro Tour Challenge de Torquay.
No Quadro Principal de femininos, Beatriz Pinheiro e Inês Castro, campeãs nacionais em título, começaram por defrontar as norte-americanas Megan Kraft e Emily Stockman. A vitória sorriu às representantes dos States por 2-0 (21-11 e 21-17) e as portuguesas tiveram de enfrentar de seguida as irmãs austríacas Dorina e Ronja Klinger (superadas no primeiro jogo pelas espanholas Daniela Álvarez Mendoza/Tania Moreno Matveeva), num jogo em que o destino do derrotado seria sair da prova.
Dorina e Ronja Klinger acabariam por vencer por 2-0 (21-17 e 21-13) as portuguesas, afastando-as da prova… tal como aconteceu nas outras pools às duplas Hermannova/Stochlova (Chéquia), Gallay/Pereyra (Argentina), Orsi Toth, R./Bianchi (Itália), Liliana/Paula (Espanha) e Kotnik/Lovsin, T. (Eslovénia), que terminaram em 4.º lugar nas respectivas pools.
“Infelizmente, já terminou a nossa prestação aqui em Espinho, no Beach Pro Tour. Estamos um bocadinho tristes por já ter acabado e não termos conseguido repetir a classificação alcançada aqui no ano passado [17.º lugar], mas encontrámos equipas bastante fortes e muito consistentes. No primeiro jogo não entrámos tão bem, mas neste, frente às austríacas, começámos bem e acabámos por deixar fugir o set, o que também acaba por ser o espelho do facto de as etapas do Circuito Mundial estarem cada vez mais complicadas e competitivas.
Saímos tristes, mas satisfeitas com a nossa prestação e gostaríamos de agradecer ao público, principalmente àqueles que estiveram à espera de nos ver jogar, pois o nosso jogo atrasou-se um bocado. Muito obrigado pelo vosso apoio. É sempre muito gratificante jogar onde nos sentimos em casa“, salientaram, no final, Beatriz e Inês, que se classificaram na 19.ª posição final.
O primeiro dia de competição do Quadro Principal do FIVB Beach Pro Tour Challenge de Espinho, etapa do Circuito Mundial a disputar na Praia da Baía, não podia ter começado melhor, com o confronto entre as brasileiras Carolina Salgado e Bárbara Seixas e as italianas Reka Orsi Toth e Giada Bianchi, que terminou com uma vitória muito suada (2-1: 17-21, 21-8 e 15-13) da primeira dupla, uma das grandes favoritas à conquista da medalha de ouro em Espinho. Um jogo que aqueceu o público, numa altura em que o tempo ainda só ameaçava a chuva, que acabou por fazer a sua aparição no final do dia.
As brasileiras acabariam por se apurar directamente para os quartos-de-final ao vencerem a Pool A, à semelhança do que aconteceu com as duplas Megan/Nicole (B), do Canadá, Scoles/Flint (C), dos Estados Unidos, Andressa/Vitória (D) e Tainá/Victória (E), do Brasil, e Kraft/Stockman (F), dos EUA.
Para já, as duplas brasileiras mantêm o seu domínio nas areias da Praia da Baía…
Os vencedores do Challenge espinhense serão conhecidos no dia 16, sendo que as finais serão transmitidas em directo no canal televisivo A Bola TV: femininos às 15h00 e masculinos às 17h30.
Em termos globais, esta é a 18.ª edição da etapa espinhense de masculinos e a 13.ª de femininos. Ver edições anteriores em Espinho AQUI
Após ter acolhido durante décadas, e mais recentemente em 2018, 2019 e 2022, etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour), a cidade de Espinho mantém-se na rota dos melhores atletas mundiais de Voleibol de Praia.
COMPETIÇÃO
(13 a 16 de Julho)
Duplas por género no Quadro Principal: 24 de femininos e 24 de masculinos.
Torneio de qualificação: até 32 duplas.
1.ª Ronda: Seis grupos de quatro duplas cada.
2.ª Ronda: Eliminatória simples.
Total de jogos por género: 40.
Duração: 4 dias.
Prémio a distribuir: 150.000 dólares (75.000 por género)
As meias-finais e finais serão disputadas no domingo:
9h00 – 1.ª Meia-final de Femininos
10h00 – 2.ª Meia-final de Femininos
11h30 – 1.ª Meia-final de Masculinos
12h30 – 2.ª Meia-final de Masculinos
14h00 – 3.º e 4.º lugares de Femininos
15h00 – Final Femininos (em directo n’ A Bola TV)
16h30 – 3.º e 4.º lugares de Masculinos
17h30 – Final de Masculinos (em directo n’ A Bola TV)
18h30 – Cerimónia de entrega dos prémios