19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

BPT Challenger Espinho - Circuito Mundial de Voleibol de Praia 2023

As duplas de Voleibol de Praia Carolina Salgado/Bárbara Freitas (Brasil) e Trevor Crabb/Theodore Brunner (Estados Unidos da América) venceram o FIVB Beach Pro Tour Challenge de Espinho, que terminou hoje na Praia da Baía, com as finais a contarem, como já é de tradição, com casa cheia (estimada em 2.180 espectadores) e muita animação e um entusiasmo contagiante, que deu ainda mais colorido às bancadas e conquista cada vez mais espaço no coração dos atletas, sobretudo os que representam o país-irmão de Portugal. O Brasil justificou bem o facto de ser uma das maiores potências do Beach Volleyball a nível mundial, açambarcando merecidamente quatro das seis medalhas em disputa…
 
A vitória no Beach Pro Tour Challenge de Espinho assentou que nem uma luva na dupla Carol/Bárbara, sem dúvida a melhor equipa neste torneio feminino e aquela que caiu mais no goto do público luso-brasileiro.
O triunfo sobre as suas compatriotas Andressa Cavalcanti e Vitória de Souza não sofreu qualquer contestação, já que o domínio foi total: 2-0 (21-17 e 21-14).
 
Na hora dos festejos, Carol e Bárbara não se esqueceram do apoio incondicional, pela organização, voluntários e público, que lhes foi dispensado ao longo dos seis jogos que disputaram.
 
“É maravilhoso, estou muito feliz! Temos trabalhado muito para atingirmos este momento, a nossa primeira medalha de ouro da época e só espero que seja a primeira de muitas mais. Obrigada Portugal por todo o apoio. Somos sempre muito bem recebidas pelos portugueses, especialmente aqui, em Espinho, e é uma competição em que gostamos de participar“, agradeceu Bárbara Freitas, após a final – que contou com a portuguesa Sandra Deveza na equipa de arbitragem –, com Carolina Salgado a acrescentar:
“Antes de tudo, queria agradecer a Portugal, pois adoro jogar neste país, e dizer obrigado à torcida que sempre nos apoiou. Estou muito feliz pela primeira vitória da nossa equipa e por poder festejá-la com a Bárbara e em conjunto com a minha família, o meu marido e os meus filhos”.
Carol (com Maria Antonelli) tinha sido 2.ª classificada em Espinho no ano de 2018, enquanto Bárbara (com Fernanda) foi 9.ª classificada nas edições de 2018 e 2019 da etapa espinhense do Circuito Mundial.
 
Por seu turno, Andressa e Vitória subiram mais um lugar no pódio espinhense, pois tinham sido 3.ªs classificadas na edição do ano passado.
 
Ao último degrau do pódio totalmente brasileiro trepou a dupla Agatha Bednarczuk/Rebecca Silva, que venceu, na recta final do jogo, as chinesas Chen Xue e Xinyi Xia  por 2-1 (21-17, 10-21 e 17-15).
 
“É o nosso terceiro torneio juntas e este foi o nosso primeiro pódio. Estamos felicíssimas porque este resultado é importantíssimo na nossa corrida pela qualificação olímpica para Paris 2024 e porque foi conseguida em Espinho, onde nos sentimos em casa. Em 2019, também lutei pela medalha de prata, mas esta acabou por ir parar à equipa da… Rebecca, que agora é minha parceira. Foi uma vitória muito sofrida e talvez por isso o seu sabor e significado seja ainda melhor“, salientou Ágatha Bednarczuk, jogadora de 40 anos que foi mãe há cerca de oito meses.
 
Xue e Xia também melhoraram a sua classificação em etapas realizadas na Praia da Baía: Chen Xue tinha sido 9.ª classificada em 2019 e Xinyi Xia 5.ª posicionada em 2018, 9.ª em 2019 e 19.ª em 2022.
Em masculinos, os norte-americanos Trevor Crabb e Theodore Brunner somaram a sua primeira vitória em torneios do Beach Pro Tour 2023 ao derrotarem, pela margem máxima (2-0: 21-16 e 21-17), na final os austríacos Julian Horl e Alexander Horst, que foram os carrascos da dupla portuguesa João Pedrosa/Hugo Campos na prova, enquanto Crabb e Brunner, provenientes da fase de qualificação, afastaram Sebastião/Zé Pedro, tendo feito oito jogos no total, mais dois do que os austríacos, que, curiosamente, tinham perdido com os polacos Kantor e Zdybek na fase de grupos.
 
Após a final, que contou com o português Rui Carvalho na equipa de arbitragem e teve casa cheia, Trevor Crabb confessou: “Esta medalha de ouro é uma maravilha e muito importante para a nossa dupla, pois já passou um bom pedaço de tempo desde que conseguimos uma medalha no Circuito Mundial de Voleibol de Praia”.
 
A medalha de bronze foi ornamentar o peito dos atletas brasileiros Evandro Júnior e Arthur Lanci, que superaram, no jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, os polacos Piotr Kantor e Jakub Zdybek.
 
Emocionados com o triunfo e o apoio de que foram alvo pelo público, os brasileiros retribuíram no final do jogo.
Arthur começou por dizer “a única coisa que quero fazer agora é agradecer. É uma alegria imensa ganhar esta medalha aqui, em Espinho, pois vocês, do público, foram fundamentais. parecia que estava a jogar no Brasil. Quero agradecer sobretudo ao povo português pela receptividade e carinho:  Obrigado!”, com Evandro a acrescentar: “Quero agradecer a todos os que estiveram aqui a torcer por nós, ao povo português e ao povo brasileiro. É sem dúvida gratificante voltar aqui. Foi a segunda semi-final que joguei aqui, agora jogando ao lado do Arthur, e com um resultado mais feliz [em 2018, com Vítor Felipe, alcançou o 4.º lugar]“.
 
Por seu turno, Piotr Kantor (na altura com Maciej Rudol), tinha sido 4.º classificado no Challenge de Espinho 2022.
 
A entrega de prémios contou com a presença de Maria Manuel Cruz, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Ary Graça, Presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, e Susana Feitor, Presidente da Fundação do Desporto.
 
O valor total dos prémios distribuídos foi de 150.000 dólares (75.000 por género).
O 1.º classificado embolsou 10.000 dólares e 800 pontos, o 2.º classificado 8.000 dólares/760 pontos e o 3.º classificado 7.000 dólares/720 pontos.
 
Esta foi a 18.ª edição da etapa espinhense de masculinos e a 13.ª de femininos em Espinho, depois da cidade ter acolhido durante décadas, e mais recentemente em 2018, 2019 e 2022, etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour). Ver edições anteriores em Espinho AQUI
 
Árbitros portugueses em acção
no Voleibol de Praia
 
Sandra Deveza
Beach Pro Tour Challenge – Espinho, de 13 a 16 Julho de 2023.
Beach Pro Tour Challenge Edmonton, no Canadá, de 20 a 23 de Julho de 2023.
Beach Pro Tour Elite 16 Montreal, no Canadá, de 26 a 30 de Julho de 2023.
Beach Pro Tour Challenge de Chiang Mai, na Tailândia, 14 a 19 de Novembro de 2023.
Beach Pro Tour Elite 16 – Austrália, de 21 a 26 Novembro de 2023.
 
Sérgio Pereira
Beach Pro Tour Challenge – Espinho, de 13 a 16 Julho de 2023.
 
Maria Michelle Ferreira
Beach Pro Tour Challenge – Espinho, de 13 a 16 Julho de 2023.
Campeonato da Europa de Sub-20 Masculinos, em Riga (Letónia), de 17 a 20 de Agosto de 2023.
 
Rui Carvalho
Beach Pro Tour Challenge – Espinho, de 13 a 16 Julho de 2023.
Campeonato da Europa de Sub-22 Masculinos, em Timisoara, na Roménia, de 23 a 31 de Julho de 2023.
BPT Elite 16 – Hamburgo (Alemanha), de 13 a 21 de Agosto de 2023.
Campeonato do Mundo (Beach World Championship) – Tlaxcala, no México, de 6 a 15 de Outubro de 2023.
Finais BPT 2023 – Doha (Catar), de 6 a 9 de Dezembro de 2023.
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de março de 2025 – 12:54:44

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...