Sporting CP qualificou-se hoje para a final da Taça de Portugal – seniores femininos

 

O Sporting CP qualificou-se hoje para a final da Taça de Portugal – seniores femininos ao vencer, por 3-1, a AJM/FC Porto, detentora do troféu, no jogo das meias-finais, disputado sob a arbitragem de Raquel Portela e Sofia Costa, na Nave Costa Pereira do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos..

 

AJM/FC Porto x Sporting CP, 1-3 (26-28, 19-25, 25-21 e 22-25)

 

 

1.º Set


A AJM/FC Porto entrou a vencer (2.1), mas pouco depois o Sporting passou para a frente no marcador com dois pontos (5-3) de Vanessa Paquete, concretizados no ataque e no bloco.


Embora o marcador pudesse oscilar, ora para o lado de uma equipa ora para o de outra, o equilíbrio parecia ser a nota dominante (6-6).


Um ataque e um serviço de Kátia Oliveira, seguidos de um ataque para fora desferido pelas leoas, deram às portistas a maior vantagem até então (9-6), mas um bloco e um ataque para fora, este da autoria da AJM/FC Porto, trouxeram novamente o equilíbrio ao marcador (9-9).


Novo assomo da equipa de Rui Moreira, a chegar a uma vantagem de três pontos (14-11) e pronta resposta do Sporting CP (14-14)…


Dois blocos de Gabriella Rocha catapultaram as leoas de Alvalade para a liderança (17-15). Mas as portistas, sob o olhar atento do seu Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, voltaram à carga (17-17). O jogo prometia…


Dois pontos da autoria da experiente distribuidora Ana Couto deram vantagem (21-19) à equipa de Rui Costa à entrada para a recta final do set.


Um bloco de Bruna Gianlorenço manteve a distância (23-21). A AJM/FC Porto não desistiu e aproximou-se (23-24).


Um bloco e um ataque de Clarisse Peixoto deram vantagem às azuis e brancas (25-24), mas as sportinguistas não acusaram o golpe e, com frieza, sem arriscar em demasia, selaram o triunfo com o resultado de 28-26.


Kátia Oliveira (AJM/FC Porto) e Aline Timm Rodrigues (Sporting CP), ambas com 5 pontos, foram as artilheiras de serviço nesta primeira batalha da luta para chegar à final.

 

2.º Set


A AJM/FC Porto entrou de rompante  (5-2) no segundo parcial.


Um  ataque da distribuidora Jordane Tolentino ao segundo toque deu ainda mais ânimo às azuis e brancas (8-5), mas o bloco comandado por Aline Timm aproximou a equipa lisboeta (7-8, 9-10).


A igualdade chegou num serviço directo de Bruna Gianlorenço (10-10). Vanessa Paquete deu a vantagem ao Sporting pela primeira vez no set (11-10).


Dois pontos da autoria de Thaís Bruzza Saraiva (ataque e serviço) impulsionaram o Sporting e motivaram o toque a reunir por parte do treinador da AJM/FC Porto (16-13).


A chamada deu os seus frutos (15-16) e Carla Cotito fixou a igualdade aos 18 pontos.


Mas a resposta portista ficou-se por aí. Um bloco leonino deu uma preciosa vantagem (22-19) aos Sporting… Com boa visão de jogo, Ana Couto fez o 23-19 e o golpe final veio logo depois: 25-19.

 

 

3.º Set


A derrota no segundo set pareceu afectar o moral das azuis e brancos, que entraram no terceiro parcial em clara desvantagem (0-4, 1-6).


Dois ataques e um serviço de Bárbara Gomes forneceram novo fôlego (7-7) às portistas.


Contudo, a ânsia de pressionar fez a equipa de Rui Moreira cometer alguns erros nas acções ofensivas, muito festejados pela equipa leonina, que comandava a marcha do marcador (14-11).


Acertando o seu jogo ofensivo, a AJM/FC Porto seria recompensada com a primeira igualdade, num ataque de Renata Colombo e, seguidamente, com a liderança no marcador (17-16).


O pressing portista deu resultado e as sportinguistas começaram a cometer erros (23-21), tendo a vitória da AJM/FC Porto sido selada com um ataque falhado pelo Sporting: 25-21.

 

4.º Set


Boa entrada da AJM/FC Porto, fruto das rápidas combinações de ataque (4-2). Um serviço de Bárbara Gomes dilatou a distância (6-3), mas a reacção leonina (7-7) só terminou na liderança, aproveitando uma certa desorientação das azuis e brancas (13-9),


Com Kátia no serviço, a equipa portuense foi recuperando terreno (12-13), mas as leoas, eficazes na defesa alta e baixa, não se deixaram atemorizar (16-12).


Dois ataques concretizados por Carla Cotito e um desperdiçado pelo Sporting e a AJM/FC Porto entrava novamente na luta (16-15). Renata Colombo igualou, com um bloco (16-16).


Um bloco de Paquete/Gianlorenço afastou o Sporting (19-16). Kátia atacou ao primeiro toque e reduziu a diferença (21-19).


Mas as leoas estavam imparáveis no ataque (23-19) e o Sporting selou a passagem à final com um ataque de Bruna Gianlorenço: 25-22.

 

Bruna Gianlorenço, 16 pontos, e Renata Colombo, com 15, foram as melhores pontuadoras do jogo.

 

Rui Costa, Treinador do Sporting CP:


“Foi um jogo longo, disputado por duas boas equipas. Foi importante começarmos com um triunfo no primeiro set, mas mais importante, sobretudo mentalmente, foi o triunfo sobre um adversário que ainda não tínhamos vencido. 
As jogadoras estiveram fantásticas, muito competentes ao longo de todos os sets. Amanhã, vai ser outro jogo. Se pudesse escolher, não escolheria defrontar o Leixões SC, mas só por ser a equipa da casa. Estão aqui quatro boas equipas e nós ainda só vencemos uma equipa que, como nós, era candidata ao título.
Estamos conscientes de que na final tudo pode acontecer“.

 

Rui Moreira, Treinador da AJM/FC Porto:


“O set inaugural pesa sempre porque é o primeiro. Este set foi muito equilibrado, mas algumas decisões erradas em momentos cruciais impediram-nos de vencer. Contudo, isso não é desculpa, pois não entrámos bem e não jogámos ao nosso nível.
Depois, imperou o equilíbrio, com a equipa que perdia o set a ficar sempre na casa dos vinte pontos.
No final, o Sporting venceu e foi um justo vencedor pois esteve muito melhor e foi competente ao longo de todo o jogo e não apenas a espaços. Temos de dar os parabéns ao nosso adversário porque jogou melhor“.

 

Fotos: Óscar Pinto

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...