Equipa da olímpica Mariana Lobato vence maior competição de vela feminina em Portugal E tradicional Regata do Infante levou 45 barcos até ao Rio Douro. Decorreu neste fim-de-semana um dos principais eventos de vela a Norte de Portugal, a Lusíadas Saúde Porto Sailing, que contou com duas provas: a Women on Water - Natixis e a Regata do Infante.
Com organização da BBDouro, a Women on Water, patrocinada pela Natixis em Portugal, é a única regata com tripulações exclusivamente femininas em Portugal. O campeonato foi disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e do Porto. Estiveram sete tripulações na água, num total de 35 velejadoras, que ao longo de dois dias realizaram 23 regatas. As quatro equipas melhores classificadas disputaram na tarde de domingo a final, com o vencedor a ser encontrado no final da terceira regata.
Foram dois dias de regatas intensas, com muita competitividade e aonde a frota demonstrou o seu grande nível, marcando presença algumas das principais velejadoras nacionais, de onde destacam as olímpicas Sara Carmo (presente nos JO de Londres e no Rio de Janeiro) e Mariana Lobato (JO de Londres).
A vitória foi da tripulação do “Team Cocomelon”, com a velejadora olímpica Marina Lobato ao leme e, na tripulação, Francisca Barros, Joana Azevedo, Carlota Gala e Maria Sánchez. Em segundo lugar ficou a equipa das “Miúdas on Fire!”, lideradas por Margarida Aguiar, que foram as vencedoras do ano passado, enquanto, a equipa da também olímpica Sara Carmo, as “SaltyBow”, fechou o pódio.
No final do campeonato, a Lusíadas Porto Sailing foi certificada pelo programa Clean Regattas, da associação mundial Sailors For the Sea, que distingue a organização de eventos baseada em materiais sustentáveis, em todas as suas dimensões. A classificação obtida foi “Gold”, cumprindo 17 dos 20 índices de avaliação.
Regata do Infante juntou 45 barcos nas margens do Douro
A Lusíadas Saúde Porto Sailing 2023 contou também no seu programa com a tradicional Regata do Infante, que é a maior regata de embarcações tipo cruzeiro no Norte de Portugal e que percorreu as águas do Porto e Matosinhos, com chegada no Rio Douro junto à zona histórica da Ribeira.
Entre os 45 barcos e cerca de 300 velejadores, na classe ANR1 a vitória foi para o “Le Petit Prince” de Pedro Fernandes, na ANR2 o “Ojo Piojo” de Manuel Lopes liderou, enquanto Rui Ramada Barros a bordo do “Yess” venceu o ANR3. Entre os Platu, o “Cheers” de Filipe Pedrosa cortou em primeiro e, nos SBoat, o “Jazz” de Bruno Albuquerque terminou na frente.
Nesta que também é uma regata inclusiva e acessível a todos, o Barco Lusíadas For All, o primeiro catamaran no mundo desenvolvido em Portugal que permite alargar a prática de vela a todos, voltou a marcar presença na Regata do Infante, que alberga até quatro cadeiras de rodas convencionais e permite alargar a prática de vela a toda a população. A bordo esteve a associação SIM, Somos Capazes que não só alcançou o primeiro lugar na etapa de volta a Leixões como presenteou todos os participantes com um concerto após a entrega de prémios.