18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Maior competição de vela feminina em Portugal vai ser disputada nas margens do Rio Douro

 
Porto e Gaia recebem Lusíadas Saúde Porto Sailing a maior competição de vela feminina em Portugal vai ser disputada nas margens do Rio Douro
 
O mais emblemático evento de vela a Norte de Portugal, a Lusíadas Saúde Porto Sailing, estará de regresso à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, entre os dias 9 e 10 de setembro.
 
O evento, organizado em parceria com a BBDouro, conta com duas importantes provas: a Women on Water e a 13.ª edição da Regata do Infante.
 
A Women on Water, patrocinada pela Natixis em Portugal, é a única regata com tripulações exclusivamente femininas em Portugal. Disputada em embarcações da classe J70, por 7 equipas, num total de 35 velejadoras, contará com a presença de duas velejadoras olímpicas portuguesas: Sara Carmo com 2 participações, em Londres e no Rio de Janeiro, e Mariana Lobato, em Londres. A equipa vencedora da última edição, liderada pela leme Margarida Aguiar, do Clube Naval de Cascais, volta a marcar presença tendo como objetivo a defesa do troféu.
 
Este campeonato será disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e da Foz, tendo como base a Douro Marina, proporcionando uma animada competição e um magnífico enquadramento paisagístico a esta zona do rio. As regatas têm início no sábado às 11:00 horas e, no domingo, às 10:30, numa série de várias provas curtas, de cerca de 30 minutos, que privilegia a qualidade das velejadoras e a manobra do barco.
 
“É com muito gosto que nos associamos, pela primeira vez, a este evento emblemático que decorre na magnífica paisagem do rio Douro. O desporto é um dos nossos pilares-chave no apoio à comunidade. E num momento em que tanto se fala da igualdade de género no desporto, é para a Natixis em Portugal um motivo de orgulho apoiar esta regata incorporada inteiramente por mulheres”, comenta Etienne Huret, CEO da Natixis em Portugal. “Defendemos que a diversidade e a inclusão são fulcrais para se atingir uma sociedade igualitária e, nesse sentido, continuaremos a investir no envolvimento com a comunidade em que estamos inseridos, sendo motores da mudança e criando um impacto positivo”. 
 
Para Joana Menezes, CEO do Hospital Lusíadas Porto, “a promoção da inclusão e diversidade é um dos princípios fundamentais defendidos pela Lusíadas Saúde, no qual temos vindo a trabalhar e investir, com o objetivo de garantir que todos tenham as mesmas oportunidades. Desta forma, não poderíamos deixar de voltar a fazer parte deste evento, onde temos a possibilidade de apoiar o desporto e, também, tornar acessível a prática desportiva a toda a população, através do Barco Lusíadas For All, que ilustra o nosso compromisso para com a sociedade e criação de igualdade na mesma”.
 
A segunda prova do evento, a Regata do Infante, é a maior competição de embarcações de cruzeiro no Norte de Portugal e integra a única regata acessível do país, onde participa o Barco Lusíadas For ALL, o primeiro catamaran no mundo desenvolvido em Portugal, que alberga até quatro cadeiras de rodas convencionais e permite alargar a prática de vela a toda a população. Esta regata tem chegada na zona histórica da Ribeira do Porto e Vila Nova de Gaia, contando, em 2023, com cerca de 50 embarcações, num total de mais de 300 velejadores de várias zonas do País.
 
Pelo segundo ano consecutivo, a Lusíadas Saúde Porto Sailing estará certificada pelo programa Clean Regattas, da associação mundial Sailors For the Sea, que distingue a organização de eventos baseada em materiais sustentáveis, em todas as suas dimensões. A par desta certificação, será realizada uma recolha de lixo, com a colaboração de voluntários, na zona adjacente à Douro Marina, em Vila Nova de Gaia.
 

Periodicidade Diária

domingo, 3 de março de 2024 – 21:21:53

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...