18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Regata teste simula situações de risco na Volvo Ocean Race

Os sete barcos disputam uma prova de dois dias que não vale pontos. A regra é se adequar aos procedimentos de segurança e simular crises a bordo

 

As equipes da Volvo Ocean Race terão um desafio especial: a chamada Leg Zero - em português Perna Zero. O objetivo da regata, com duração de dois dias, será testar todos os protocolos de segurança. Um dos procedimentos será o famoso 'homem ao mar' para simular um acidente durante a prova. A regata sairá de Alicante até Palma de Maiorca. A largada será nesta sexta-feira (12) e terá 330 milhas de distância.

 

"A Leg Zero é vital para a organização e para as equipes", explicou o diretor de regata, Jack Lloyd. "A segurança é primordial para nós. Por isso queremos garantir que todas as equipes saibam exatamente o que fazer se as coisas derem errado, como por exemplo, se alguém cair no mar".

 

Talvez esse seja o maior medo dos velejadores. O chefe de controle da Volvo Ocean Race relatou os maiores dramas. "As correntes em algumas partes do mundo são de 7 metros por segundo. Além disso, a temperatura da água em lugares como o sul da Índia não excede 5 graus causando a morte por hipotermia em 12 minutos".

 

Os velejadores também aprovaram a iniciativa. "Será um teste muito importante para nós e uma oportunidade de melhorar e trabalhar em algumas coisas com apenas semanas antes do início da Volvo Ocean Race. A Leg Zero é uma prova real", falou o italiano Alberto Bolzan, do Team Alvimedica.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 15:49:45

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...