18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato Europeu da Classe 6 metros pela primeira vez em Portugal

Iates clássicos iniciam amanhã as regatas do Campeonato Europeu em Cascais

 

Começa hoje, com a cerimónia de abertura e uma regata de treino oficial, o Campeonato Europeu da classe 6 metros, que estará a ser disputado até dia 10 de setembro, em Cascais.

 

A competição adivinha-se intensa, estando vários velejadores de renome a competir pelo título nos próximos dias: entre os 80 velejadores, contam-se inúmeros Campeões Mundiais, de várias classes, e 11 atletas olímpicos, 6 deles portugueses.

A representar a bandeira Lusa está Seljm, de Patrick Monteiro de Barros, cuja equipa é constituída exclusivamente por portugueses, com os velejadores olímpicos Álvaro Marinho, que conta com 4 participações em JO, e Nuno Barreto, Bronze em Atlanta 1996, a bordo.

 

Também a equipa Scroundrel One, do armador John Harald Orneberg, é constituída por portugueses, contando com Diogo Cayolla, velejador com três participações olímpicas - 1996, 2000 e 2004 – a fazer a tática.

 

O campeonato foi antecedido pela disputa, entre dias 2 e 4 de setembro, do Troféu SM Rei Juan Carlos, campeonato instituído em 1995 quando Sua Majestade O Rei Juan Carlos I de Espanha, ofereceu ao Clube Naval de Cascais um troféu, de forma a homenagear o local onde aprendeu a velejar e a competir. Os vencedores foram, respetivamente na divisão “open” e “classic”, Momo, Campeão Mundial este ano, e Bribón 500, campeão em título dos clássicos, mostrando assim bons indícios destas duas equipas,

Outros barcos que são sérios candidatos aos lugares cimeiros são, na classe “Open”, Seljm, que esteve presente no pódio em todos os campeonatos Europeus e Mundiais da classe disputados desde 2018, e o barco Suiço Thisbe, campeões em título.

 

Já na divisão dos clássicos, o barco romeno Essentia, com o medalhado olímpico português Hugo Rocha à tática, também promete dar luta ao barco espanhol Bribón 500, do armador Sua Majestade Rei Juan Carlos I de Espanha.

 

Ao longo dos 5 dias de prova estão previstas realizarem-se 8 regatas no total, para cada divisão, sendo que a previsão indica vento médio fraco, com intensidade a variar entre os 6 e 14 nós.

 

Fotos: Neuza Aires Pereira.e BOW Media

Periodicidade Diária

domingo, 3 de março de 2024 – 23:27:15

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...