Velejadores portugueses homenageados no primeiro dia do 2018 RC44 Cascais World Championship

 

 

Está já a decorrer em Cascais, o 2018 RC44 WORLD CHAMPIONSHIP. No cocktail de abertura, Gonçalo Esteves, presidente do Clube Naval de Cascais – anfitrião do RC44 CHAMPIONSHIP TOURpelo sétimo ano consecutivo – aproveitou a oportunidade para oferecer uma placa comemorativa aos velejadores cascalenses Bernardo Freitas e Frederico Melo, pela sua participação na última edição da Volvo Ocean Race

 

Presentes na cerimónia estiveram igualmente as tripulações que, esta quinta-feira, iniciaram a disputa do 2018 RC44 WORLD CHAMPIONSHIP. Em destaque neste primeiro dia esteve o Bronenosec Sailing Team. A equipa russa adaptou-se muto bem às condições crescentes de vento e, com duas vitórias nas três regatas de hoje, assumiu o comando da classificação geral.

 

A segunda regata foi ganha pelo Team CEEREF, campeão em título. O barco liderado porIgor Lah e táctico britânico Adrian Stead, terminou ainda no pódio o a última regata, redimindo-se de um início de dia pouco conseguido.

 

Amanhã, esperam-se condições bem diferentes, com o vento e a ondulação a apresentarem problemas diferentes. A prova vai decorrer até domingo (30 de Setembro) e será o penúltimo evento do circuito de cinco etapas na Europa.

 

O RC44 CASCAIS WORLD CHAMPIONSHIPé uma prova que tem o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, o apoio da Marina de Cascais e organização do Clube Naval de Cascais.

 

Classificação Geral do

2018 RC44 CASCAIS WORLD CHAMPIONSHIP

(após três regatas)

     

Equipa                                                     Proprietário                          R1     R2    R3

1      Bronenosec Sailing Team (Rus)     Kirill Frolov                            1       5       1

2       Charisma (Mon)                             Nico Poons                            6       3       2

3       Team Nika (Rus)                            Vladimir Prosikhin                 2       4       5      

4       Team CEEREF (Slo)                      Igor Lah                                8       1       3

5       Peninsula Petroleum (Gbr)            John Bassadone                   3       2       8

6       Team Aqua (Gbr)                           Chris Bake                            5       7       4

7       Artemis Racing (Swe)                    Torbjörn Törnqvist                4       8       6

8       Aleph Racing (Fra)                         Lepic Hugues                       7       6       7

 

 

Acerca dos RC44

 

O veleiro RC44, um dos mais competitivos monocascos ‘one design’ do mundo, foi projetado em 2005, por Sir Russell Coutts (cinco vezes vencedor da America’s Cup), com a ajuda do arquiteto naval Andrej Justin. Os barcos foram construídos pela Pauger Carbon Composite/Pauger Yachts. O conceito dos RC44 tem como alvos velejadores amadores com tripulações profissionais.

 

O primeiro RC44 CHAMPIONSHIP TOUR realizou-se em 2007 e desde então já passou pela Europa, EUA e Médio Oriente. A classe foi reconhecida pela Federação Internacional de Vela em Novembro de 2009 e o RC44 WORLD CHAMPIONSHIP teve lugar pela primeira vez em 2010.

 

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...