15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

MAPFRE vence a In-Port de Itajaí

 

MAPFRE vence em Itajaí e amplia a liderançanas In-Port Series

 

Frederico Melo substitui o Bernardo Freitas, na In-Port e na 8ª etapa da Volvo Ocean Race

 

O velejador português Bernardo Freitas lesionou-se num ombro, e foi substituído pelo Frederico Melo. Espera-se que o Bernardo Freitas recupere da lesão sofrida, e regresse ao Turn the Tide on Plastic para a travessia atlântica, que ligará Newport a Cardiff.

 

Uma grande frota de espectadores estava no mar para assistir à regata, com uma brisa marítima moderada de 10 nós, depois de assumir a liderança na primeira perna a favor do vento, o MAPFRE protegeu-se bem durante toda a restante regata. 

 

A vitória permite que o skipper Xabi Fernández e sua equipa ampliem a sua vantagem nas In-Port Race sobre o Dongfeng Race Team, que terminou na terceira posição.

 

“Nós hoje fizemos uma boa regata, desde o início, mas o momento chave foi passar o AkzoNobel na primeirapopa", disse Fernández. “A partir daí conseguimos controlar.”

 

“Ser o líder das In-Port é sempre bom. Sabemos o quão apertada é a classificação geral da regata, onde estamos apenas com um ponto de atraso em relação ao Dongfeng, por isso este resultado pode ser importante no final da competição, e por isso estamos muito satisfeitos ”

 

O AkzoNobel ficou em segundo lugar em Itajaí, garantindo a terceira posição na classificação das In-Port.

 

"Quando analisamos as condições e o percurso da regata de hoje, sabíamos que o início seria crucial e começamos com um bom ritmo", disse o skipper Simeon Tienpont. “Mas o MAPFRE fez um ótimo trabalho. Esperamos que eles cometessem um erro, mas eles hoje foram melhores e estamos muito felizes com o segundo lugar. ” 

 

O Dongfeng Race Team também se contentou com um resultado no pódio. 

 

"Nós não começamos bem, mas fomos capazes de aproveitar os erros dos outros para voltar para perto do grupo da frente", disse o skipper Charles Caudrelier. "Nós estivemos bem o resto da regata, mas não houve oportunidades." 

 

O Turn the Tide on Plastic conseguiu o seu melhor resultado nas In-Port, com um quarto lugar, e saiu do último lugar da classificação das regatas costeiras.

 

O barco português liderado pela Dee Caffari e com o Frederico Melo a bordo, mostrou sempre uma boa velocidade e, graças aos 4 pontos conquistados ultrapassou o Sun Hung Kai Scallywag naclassificação das regatas costeiras.

 

O Brunel teve um início promissor, mas devido a um erro no manuseio de velas na primeira bóia, afastou-os da batalha pelo primeiro lugar, e acabou numa luta com o Vestas 11th Hour Racing na parte de trás da frota.

 

O SHK / Scallywag não participou na regata, o barco ainda está fora da água a ser preparado para o início da 8ª etapa, no domingo.

 

Mais cedo, na conferência de imprensa dos skippers, David Witt, do Scallywag, falou comovido sobre a perda do seu amigo e companheiro de equipa John Fisher:

 

“Começamos juntos há 12 anos e ele sempre foi o primeiro a ser escolhido… o maior elogio que posso dar ao John, é que ele foi o melhor velejadora trabalhar em equipa que eu já vi. Ele colocou sempre todos os outros em primeiro lugar.” 

 

“Para mim, ele era o meu melhor amigo. Domingo será um pouco estranho - será a primeira vez que eu vou para o mar sem ele em 12 anos …..” 

 

“Mas, tivemos um apoio incrível da família Volvo Ocean Race. O caráter das pessoas nesta competição, ficou demonstrado pela forma como fomos apoiados pelas outras equipas ... Tenho certeza de que o John ficaria muito orgulhoso com isto.”

 

"A melhor coisa que podemos fazer em memória do John, é continuar em prova no domingo ... Se ele estivesse ao pé de mim agora, estava a dizer-me para seguir em frente, e é isso que vamos fazer no domingo." 

 

A 8ª etapa da Volvo Ocean Race, de Itajaí, no Brasil, para Newport, Rhode Island, começa no domingo, 22 de abril. 

 

Classificação da In-Port de Itajaí
1. MAPFRE - 7 pontos
2. AkzoNobel - 6 pontos
3. Dongfeng Race Team - 5 pontos
4. Turn the Tide on Plastic - 4 pontos
5. Team Brunel - 3 pontos
6. Vestas 11th Hour Racing - 2 pontos
7. TSHK / Scallywag - não participou


Classificação das regatas In-Port da Volvo Ocean Race
1. MAPFRE - 44 pontos
2. Dongfeng Race Team - 39 pontos
3. AkzoNobel - 33 pontos
4. Team Brunel - 29 pontos
5. Vestas 11th Hour Racing - 18 pontos
6. Turn the Tide on Plastic - 15 pontos
7. Sun Hung Kai / Scallywag - 15 pontos

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 23 de junho de 2021 – 08:41:14

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...