15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Vestas 11th Hour Racing vence em Lisboa

 

António Fontes termina em quarto lugar

 

O Vestas 11th Hour Racing, dos norte-americanos Charlie Enright e Mark Towill, venceu a primeira etapa da Volvo Ocean Race, que ligou a cidade espanhola de Alicante a Lisboa.

 

O MAPFRE, de Xabi Fernández, foi segundo e o Dongfeng Race Team, de Charles Caudrelier, completou o pódio na cidade portuguesa.

 

O AkzoNobel, de Simeon Tienpont e com o português António Fontes a bordo, foi quarto classificado. Final difícil para a frota da Volvo Ocean Race com o vento a cair à entrada do rio Tejo e a tornar complicada a chegada da Etapa 1.

 

O Vestas 11th Hour Racing assegurou a vitória conseguindo uma vantagem de cerca de duas horas e meia sobre o MAPFRE completando o percurso de 1450 milhas náuticas em 6 dias, 2 horas, 8 minutos e 45 segundos: “Não havia melhor forma de começarmos a regata. A equipa teve um desempenho incrível numa etapa desafiante. Temos muito que melhorar e há muito caminho a percorrer. Hoje foi o nosso dia e estamos a desfrutá-lo, mas temos de voltar ao trabalho e concentrar-nos na próxima etapa”, referiu Enright.

 

Os espanhóis do MAPFRE foram segundos e tiveram de sofrer para cortar a linha. O vento e a corrente “pararam” o barco e viram os chineses do Dongfeng aproximarem-se: “Foi uma etapa complicada. O Mediterrâneo foi muito difícil e tivemos de correr riscos. Este resultado é excelente para nós já que o objetivo era estarmos entre os primeiros. Sempre dissemos que as etapas curtas são mais duras que longas e foi o que aconteceu. Foi um sprint de quase sete dias em que tivemos todas as condições”, afirmou Xabi Fernández.

 

Para António Fontes a estreia na Volvo Ocean Race não podia ter corrido melhor com o AkzoNobel a conseguir a quarta posição: “Foi uma experiência espetacular. Trabalho noutra equipa, eles precisaram de mim e ainda bem que os barcos são one-design porque é tudo igual e as manobras correram bem. Foi um bom resultado, mas infelizmente perdemos alguns lugares já perto do final”, disse o velejador português.

 

O Sun Hung Kai Scallywag, de David Witt, terminou na 5ª posição e à hora de envio deste press (21:07) faltavam chegar o Team Brunel e o barco português Turn the Tide on Plastic, que tem Bernardo Freitas na tripulação nesta Etapa 1. Frederico Melo estará na Etapa 2, que larga a 5 de Novembro e liga Lisboa à Cidade do Cabo.

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 11 de maio de 2021 – 06:23:27

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- Cascais 49er & 49er Fx Chamnpionship Act I

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...