15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Volvo Ocean Race 2017-2018: Tripulações prontas para a largada em domingo espetacular

 

As sete tripulações cumprem um pequeno percurso em frente às praias alicantinas, seguindo depois para a primeira etapa, de um total de 45 mil milhas náuticas à volta do mundo.

 

A regata inicia-se com uma etapa curta (relativamente falando) entre Alicante e Lisboa. Serão 1.450 milhas náuticas de pura ação, com as equipas a lutarem bravamente com o objetivo de somar os primeiros pontos em disputa.

 

“Depois de toda a preparação, finalmente estamos preparados para navegar”, afirma Xabi Fernández, skipper dos espanhóis do MAPFRE: “Estamos desejosos de entrar no ritmo de regata.”

 

As condições à hora da largada em Alicante, (12:00 UTC), 14:00 locais, são de ventos moderados, com as previsões meteorológicas a apontarem para vento a soprar de Leste, entre os 7 e os 15 nós. Mais fraco do que o previsto no início da semana.

 

Apesar disso, a direção é favorável o que vai permitir à frota uma boa progressão depois da saída.

 

Depois de 12 horas de navegação, a frota deverá estar completamente à popa e pronta para rumar ao Cabo de Gata onde poderá beneficiar de uma aceleração.

 

Ao final de 24 horas, as equipas deverão estar a postos para enfrentar o Estreito de Gibraltar, com o rochedo de Gibraltar a aparecer no horizonte. No estreito, o vento poderá subir dos 14 para os 30 nós, o que levará a mudanças de velas com vento forte, mar agitado num dos pontos do mundo com maior tráfego marítimo.

 

Na terça-feira, 48 horas depois da largada, chega ao fim a agitação com a frota a entrar numa alta pressão e os ventos fracos associados.

 

Para onde a partir daí? O Diretor da Regata Phil Lawrence reservou o direito de alongar a rota adicionando pontos de passagem obrigatórios, se necessário, por forma a assegurar uma chegada a Lisboa no fim-de-semana, tal como previsto.

 

Como seguir a Etapa 1 da Volvo Ocean Race 2017-18:

 

Veja no website – transmissões em direto em www.volvooceanrace.

 

Consulte o Facebook Live – Vamos estar em directo a partir das 1330 local time (1130 UTC).

 

Junte-se ao live blog – Vamos dar toda a informação no nosso live blog, incluindo os melhores clips e conteúdos sociais, a partir das 12:00 locais (10:00 UTC). Pode encontrar o blog em www.volvooceanrace.com

 

Acompanhe-nos no Twitter – Estamos em @volvoooceanrace… e vamos “twittar” toda a ação, bem como partilhar os melhores conteúdos das equipas, parceiros e fãs no nosso “feed”.

 

Descarregue a App – É totalmente nova, cheia de bons conteúdos e cabe no telemóvel. Vá à App Store ou Google Play e descarregue-a. Chama-se Volvo Ocean Race.

 

Venha até à Race Village – Situada na frente de mar de Alicante, está a maior Race Village alguma vez contruída na cidade. E está repleta de elementos interativos, estruturas inovadoras e muitos outros atrativos.

 

Esteja em vantagem – Junte-se aos milhares de espectadores na praia de Postiguet para ver os barcos a largarem ou, se estiver em forma, que tal subir ao castelo e assistir à saída do melhor ponto da cidade.

 

Jogue – Enfrente os melhores velejadores virtuais do planeta. Jogue o Volvo Ocean Race Game.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 15 de maio de 2021 – 20:11:02

Pesquisar

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...