18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Tudo preparado para o Grande Evento de Vela em Troia

Dia de treinos com vento e muito entusiasmo

O primeiro dia do “Troia Portugal Match Cup” contou com as tripulações participantes nas águas do Rio Sado. Treinos e últimoscheck-ups foram realizados ao longo desta quinta-feira de vento. A grande prova de vela prolonga-se até domingo, dia 17 de novembro, na Troiamarina.

Com skippers de três nacionalidades diferentes, a experiência é também ela uma variável. Desde velejadores com currículo olímpico, a skippers a darem os primeiros passos no Match Racing, tudo tem lugar neste “Troia Portugal Match Cup”. Álvaro Marinho que conta com uma vasta experiência nesta disciplina da vela, tendo obtido bons resultados como o 11º da classificação mundial, vai ter como um dos seus adversários o seu colega Bernardo Freitas, estreante na prova e no Match Racing. Duas tripulações diferentes, com objetivos semelhantes: fazer o melhor e chegar o mais longe possível.

 

Álvaro Marinho, Skipper no “Troia Portugal Match Cup”

“O ponto mais forte desta prova é, de facto, a meteorologia. Temos tido um tempo fantástico, o que nos ajuda e motiva muito. É um prazer estar novamente no Portugal Match Cup, penso que é a nona vez que estamos cá e agradeço mais uma vez à Sun Sailing Team. O nosso principal objetivo é, sobretudo, tentar fazer o melhor. Não fazemos Match Racing desde 2011, estamos um bocado enferrujados. Esta é uma disciplina da vela que requer muito treino, mas levo um grupo de velejadores e amigos que são profissionais e que já navegaram muitas horas. Acredito que podemos fazer um bom resultado, pelo menos chegar às meias finais, tendo em conta os nossos adversários, que já tive a oportunidade de estudar. Já ocupámos o 11º lugar de Match Racing a nível mundial, foi muito motivador na altura, trabalhámos durante dois anos e foi muito bom. A ambição é sempre a de fazer melhor, a partir das meias finais, tudo pode acontecer. Temos um adversário de peso, o francês Morvan, que tem feito o World Tour e como tal encontra-se numa melhor forma. Já competimos várias vezes com ele, umas vezes vencemos, outras perdemos. Durante os próximos dias vamos dar luta até ao fim.”

 

Bernardo Freitas, Skipper no “Troia Portugal Match Cup”

“Apesar de não ter qualquer experiência em Match Racing, aceitei o convite para participar no Portugal Match Cup, com uma tripulação igualmente inexperiente. Adorámos o convite e viemos para dar o nosso melhor, defender a bandeira nacional, mas acima de tudo viemos para aprender e desfrutar deste evento. Até agora apenas tive ao leme duas vezes, mas considero que o mais difícil é a pré-largada, são momentos de decisões muito rápidas, temos que pensar sempre à frente e isso é que é o mais desafiante, tentar prever o que o adversário vai fazer e tentar sair em vantagem. Tive a treinar dois dias com o Álvaro [Marinho] que é muito mais experiente neste tipo de regatas, deu para ganhar algum ritmo para esta prova. Dentro da tripulação não temos ninguém especialista em Match Racing, mas conhecemo-nos bem, consequência da preparação para a America’s Cup. Um bom resultado para nós seria ficar como a segunda melhor equipa portuguesa.”

Para além de Álvaro Marinho e Bernardo Freitas, o “Troia Portugal Match Cup” conta com as tripulações dos portugueses Afonso Leite e Pedro Rebelo de Andrade. Também os skippers internacionais Pierre-Antoine Morvan (França), Arthur Herreman (França) e Sergey Musikhin (Rússia) marcam presença nesta prova de vela.

As primeiras regatas da competição estão previstas para as 10h00 desta sexta-feira, dia 15 de Novembro, com as primeiras eliminatórias do “Troia Portugal Match Cup”.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 03:04:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...