>
Preparado para atingir o nível competitivo de anos anteriores o Clube Naval de Cascais recebe, a 17ª edição do Cascais Vela, evento motivo de orgulho para o Clube, para o Município de Cascais e para o País, uma das maiores provas clássicas e a maior regata nacional do ano, que reúne os melhores velejadores e barcos de Portugal.
Este ano, o Cascais Vela contará com a participação de cerca de 77 barcos e 300 velejadores num evento que incluirá desafios para 5 Classes: ORC com 20 barcos distribuídos por 3 classes A, B e C. Também a Classe NHC estará representada com 23 barcos, a Classe SB20 será representada por 20 veleiros e a classe Dragão terá entre 6 a 10 barcos.
Destaque para a Classe Moth, que pela primeira vez integra o Cascais Vela, com 4 barcos. É uma das classes mais rápidas da vela moderna, constituída por embarcações monocasco com um foil (aileron) por baixo do casco, que lhe permite planar acima da superfície da água. Leve, com cerca de 27kg e com um tripulante apenas, chegam a atingir os 70 km por hora.
Muitos têm sido os nomes sonantes da vela nacional e internacional que passaram por águas cascalenses, participaram nas anteriores edições do CASCAIS VELA e 2017 não será exceção. É já no próximo dia 25 de Agosto que se inicia a 17ª Edição do Evento que traz à Baía de Cascais velejadores de topo, como o campeão nacional ORC A, José Carlos Prista com o “Xekmatt”, vencedor da edição de 2016, assim como o 2º classificado da Classe ORC A, António Noronha com o “Funbel”, o 1º classificado da Classe ORC B, Gonçalo Botelho com o “Super Açor”, entre outros nomes consagrados.
Na Classe NHC, salienta-se a participação do 1º classificado da edição de 2016 do Cascais Vela, o velejador Nuno Alexandre do “Harfang Two”. Na Classe Dragão destaque para participação do 2º classificado do Cascais Vela 2016, Mário Quina.
O Cascais Vela conta com a participação da Classe SB20, representada pelo velejador José Paulo Ramada, 1º classificado do Campeonato Nacional 2016 e 20º classificado no ranking Mundial 2016 e por Vasco Serpa, 1º lugar do Campeonato Nacional 2017 e 6º lugar do Campeonato Mundial 2016 da Classe SB20.
A Classe Moth, pela primeira vez no Cascais Vela, será representada pelo velejador Henrique Brites, 1º classificado do Campeonato Nacional de Laser 2016 e pelo velejador Fernando Bello, Medalha de Prata dos Jogos Olímpicos 1948.
O Cascais Vela 2017 conta com a participação especial de um dos seis veleiros que integram a Regata Discoveries Race, evento bienal alusivo aos Descobrimentos e que visa, o intercâmbio cultural e económico entre as nações unidas por uma paixão comum: O Mar.
A baía de Cascais será, mais uma vez, o palco da prova rainha do calendário de eventos de Cascais que, durante os 3 dias do Cascais Vela e o período que antecede, estará ao rubro com o movimento dos participantes, acompanhantes e visitantes.
O Cascais Vela termina com a habitual cerimónia de entrega dos prémios, no domingo 27 de agosto mas, a festa da vela não se faz apenas no mar e, seguindo a tradição, o programa social será, por si só, um atrativo para todos os participantes e convidados com o Jantar Oficial para cerca de 450 convidados, que se realiza no dia 26 de Agosto e culmina com a célebre festa “Bye-Bye Summer”, com cerca de 3.000 convidados, também no sábado dia 26.
Cascais tem condições únicas para a prática da vela, sobretudo as excelentes condições de vento e mar, bem como da grande proximidade do campo de regatas. Tem, igualmente, excelentes infraestruturas, quer para a prática da modalidade quer a nível turístico e por último, a excelente organização do Clube Naval de Cascais que conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais, com o apoio da, Quebramar, Mitsubishi-Motors, Marina de Cascais, Vista Alegre, Leitão e Irmão, e Simões e Gaspar.
O evento é mediatizado pelos parceiros JC Decaux, TVI24 e Rádio Comercial e conta com a Certificação da Sailors for the Sea, uma Organização não-governamental, que defende a sustentabilidade dos Oceanos e Mares.