18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

2017 Cascais Dragon World Championship - Dia 2

 

 

Provezza Dragon lidera após 3 regatas

 

O Campeonato do Mundo da Classe Dragão é um dos mais importantes circuitos do mundo de regatas à vela, que se realiza de dois em dois anos, organizado pela IDA - International Dragon Association. O primeiro campeonato do mundo realizou-se em 1965 e os Dragões foram uma classe olímpica, Classe Dragão de 1948 até 1972. Em 2017, Cascais recebe o Campeonato do Mundo de Dragões, com 70 barcos registados oriundos de 19 países, 219 velejadores, 24 Corinthian e 10 Masters.

 

Conta com a participação dos melhores velejadores nacionais e internacionais desta classe, que disputam o troféu de uma das regatas mais difíceis de vencer no mundo da vela e que irão competir nas 10 regatas agendadas para os seis dias de prova. Importante lembrar que o Dragão é uma classe de igualdade de oportunidades para todas as idades e é interessante notar que no Campeonato do Mundo de Dragões de Cascais há jovens marinheiros que competem com os seniores.

 

Portugal estará representado com uma frota de 11 barcos de respeito e com velejadores de elevado nível, como José Sotto Mayor Matoso, Gustavo Lima e Frederico Melo, campeões Europeus em 2013 em Cascais.


De referir ainda a participação de Patrick Monteiro de Barros, oito vezes Campeão Nacional Dragão e Velejador Olímpico que terá na sua equipa Alvaro Marinho, que conta com 4 diplomas olímpicos, 2000, 2004, 2008 e 2012.

 

 

Hoje, segundo dia de campeonato, foram disputadas mais duas regatas, com condições climatéricas típicas de Cascais, bom tempo, muito sol, sem nuvens e o vento a soprar de noroeste com cerca de 12 nós de intensidade.

 

A 1ª regata foi vencida por Andy Beadsworth e a sua equipa, no dragão turco Provezza que ficou à frente do campeão mundial em título, o Bunker Prince de Yevgen Braslavets. Na terceira posição ficou o PUCK IV de Philip Dohse.

 

A segunda regata foi dominada pelo Desert Holly de Stephan Link, seguido pelo Desert Eagle de Hendrik Witzmann e em terceiro lugar ficou o Annapurnna de Anatoly Loginov.

 

O Turco Provezza mantem-se na liderança da geral com 12 pontos, mas com duas vitórias que o distingue do Annapurnna, também com 12 pontos e a ocupar a 2ª posição. No terceiro lugar da geral está o Desert Holly de Stephan Link, com 19 pontos.

 

Na divisão Corinthian, destinada a tripulações 100% amadoras, lidera o australiano William Packer, com 14 pontos.

 

Já na divisão Masters, onde as tripulações têm de ser constituídas por velejadores maiores de 50 anos, o Desert Holy de Stephan Link lidera destacado.

 

O Cascais Dragon World Championship é um evento organizado pelo Clube Naval de Cascais, com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Cascais e do Turismo de Portugal e com o apoio das empresas, Casino do Estoril, Hendricks, Sagres, Vista Alegre, Leitão & Irmão, Holmes Place e Simões e Gaspar. Conta, igualmente, com a JC Decaux, Rádio Comercial e TVI24 como Media Partners e com a Certificação da Sailors for the Sea.

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 8 de dezembro de 2024 – 11:42:37

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...