18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Vitória holandesa na etapa de Portugal

Resultado coloca Team Brunel novamente na disputa pelo título, seis pontos atrás do líder Abu Dhabi Ocean Racing. Em segundo chegou o MAPFRE, do brasileiro André 'Bochecha' Fonseca. Faltam duas etapas para o fim do campeonato

 

O Team Brunel, barco comandado por Bouwe Bekking, venceu, nesta quarta-feira (26), a sétima etapa da Volvo Ocean Race, disputada entre Newport, nos Estados Unidos, e Lisboa, Portugal. A equipe da Holanda completou o percurso de 2.800 milhas náuticas em 9 dias, 11 horas, 9 minutos e 49 segundos. Em segundo lugar terminou o MAPFRE, seguido por Team Alvimedica, Dongfeng Race Team, Abu Dhabi Ocean Racing e Team SCA. 
 
 
"Foi uma das mais fáceis e excitantes etapas ao mesmo tempo", comemorou Bouwe Bekking, que disputa pela sétima vez a Volvo Ocean Race."Os caras fizeram um grande trabalho, mas confesso que foi uma das mais calmas pernas transatlânticas que já naveguei. Foi um cruzeiro".
 
 
O resultado coloca o barco holandês novamente na disputa do título da temporada. O Team Brunel está em terceiro no geral com 22 pontos perdidos. "Acredito que a situação tenha mudado um pouco. Após a etapa, a regata está aberta novamente. Nós ainda temos duas pernas para velejar e vamos continuar a lutar para a melhor posição no final", disse Bouwe Bekking, do Team Brunel. O velejador holandês deu a volta por cima e pode ter apagado uma memória ruim. Em 2006, o atleta estava a bordo do Movistar, barco que naufragou no Atlântico Norte.
 
 
O líder no geral é o Abu Dhabi com 16, seguido pelo chinês Dongfeng com 21. Os chineses tinham tudo para conseguir diminuir ainda mais a vantagem, mas acabaram perdendo posições e a gota d'água foi terminar em quarto - fora do pódio - 55 segundos atrás do Team Alvimedica. "Minha missão agora é me controlar e pedir desculpas à minha equipe. Não fui um bom comandante desta vez! Os atletas estavam bem pela manhã e eu não. Pode ser por isso que perdemos o terceiro lugar", disse o decepcionado Charles Caudrelier, comandante do Dongfeng Race Team.
 
 
Palavras dos brasileiros na Volvo Ocean Race
 
 
O barco espanhol MAPFRE, que chegou em segundo - menos de 22 minutos atrás do Team Brunel - tem o brasileiro André 'Bochecha' Fonseca como integrante. "Brigamos até o fim pela liderança. Velejamos juntos a etapa inteira e faltou pouco de velocidade na chegada. Vamos continuar nessa competição contra o Brunel nas próximas duas etapas. O barco andou rápido e respondeu na travessia transatlântica. A nossa equipe trabalhou muito bem do começo ao fim".
 
 
Já o Team SCA chegou novamente em sexto lugar, como em todas as outras seis etapas. As meninas chegaram a liderar a regata e não deixaram os adversários escaparem tanto. Cruzaram a linha de chegada duas horas depois do vencedor. A holandesa Carolijn Brouwer, que morou muito tempo no Brasil, gostou do desempenho das meninas. "Foi minha terceira passagem pelo Atlântico e dessa vez foi diferente, pois fez menos frio e vento fraco. O resultado foi bom pra gente e o número final não mostra o esforço que estamos fazendo a bordo. Agora, as próximas pernas, que são mais curtas, podem nos favorecer".
 
 
Volta do Vestas Wind e reta final
 
 
Após quatro meses reconstrução no estaleiro Persico, em Bergamo, na Itália, o barco Team Vestas Wind também chegou a Lisboa e será preparado para a largada da oitava etapa entre Portugal e França.
 
 
Ao longo dos próximos dias, a Volta ao Mundo terá seus capítulos finais com a perna até Lorient, na França, e depois o sprint para a Suécia - com uma parada de 24 horas em Haia, na Holanda. A regata termina em 27 de junho com a in-port race de Gotemburgo após nove meses e 38.739 milhas náuticas percorridas, visitando 11 portos e todos os continentes.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 00:15:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...