18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Os Grandes Veleiros que vão encantar Sines

 

Sines está em plena contagem decrescente para a chegada dos Tall Ships. A cidade vai receber alguns dos maiores e mais belos veleiros do mundo ‘com pompa e circunstância’ – o Sines Tall Ships Festival, é um evento no mar e em terra, dentro e fora do recinto (de entrada gratuita). Durante 4 dias (de 28 de abril a 1 de maio), Sines vai ser a Capital do país e não faltam razões para estar presente.


Uma das maiores atrações do Sines Tall Ships Festival é a presença das gigantes e majestosas embarcações atracadas no Porto de Sines. Já estão confirmados 21 Tall Ships vindos dos 4 cantos do mundo.

A Caravela Vera Cruz é um dos navios que marca presença na 1ª perna (Greenwich-Sines) do Sines Tall Ships Festival 2017, uma embarcação construída pela Aporvela e que tem levado para o mar muitos jovens portugueses, num primeiro contacto com a história quinhentista.


A tripulação da Caravela Vera Cruz ruma neste momento em direção a Greenwich para marcar presença na linha de largada no dia 16 de abril, com destino à cidade de Sines. De 28 de abril a 1 de maio está na Marina de Sines disponível para visitas. As crianças (cerca de 1 300) das escolas do concelho têm já marcado este contacto com a história, na manhã de sexta feira de dia 28 de abril.


No dia 1 de maio, a Caravela Vera Cruz integra o desfile náutico na costa alentejana rumando com a frota na largada que será dada em frente à Ilha do Pessegueiro.


Com a bandeira lusa (pavilhão) estão presentes além da Caravela Vera Cruz, o NRP Sagres, o NTM Crioula, o Santa Maria Manuela, o NRP Zarco e o NRP Polar.


O Gigante STS Amerigo Vespucci - Um dos maiores e mais apelativos Veleiros a atracar no Porto de Sines é o italiano STS Amerigo Vespucci. Construído em 1931 e com mais de 100 metros de comprimento, este gigante dos mares pertence à Marinha Italiana. O seu mastro principal tem 54 metros de altura, a contar a partir do nível da água. O STS Amerigo Vespucci conta com uma tripulação permanente de 265 elementos, trazendo ainda abordo 150 trainees.


Confirmado está também o veleiro Jolie Brise, que foi totalmente recuperado pelo fundador da Aporvela – Luis Guimarães Lobato, em 1945, sendo atualmente propriedade da Escola de Dauntsey, tendo nas muitas milhas náuticas que percorreu, feito por 3 vezes a circunavegação das Ilhas Britânicas - Reino Unido, atravessado 8 vezes a Baía da Biscaia e navegando 200 milhas no Círculo Ártico.


Estes são apenas alguns dos 21 Tall Ships presentes que podem ser visitados em Sines de 28 de abril a 1 de maio. O Sines Tall Ships Festival representa uma oportunidade única de subir a bordo de um destes gigantes do mar e conhecer de perto as míticas histórias dos navios e dos seus tripulantes.


Lista dos Tall Ships Confirmados em Sines (até ao momento):


1. AMERIGO VESPUCCI (Itália)
2. ATYLA (Vanuatu)
3. BELEM (França)
4. BLUE CLIPPER (Reino Unido)
5. CHRISTIAN RADICH (Noruega)
6. NTM CREOULA (Portugal)
7. ETOILE (França)
8. HOSANNA (França)
9. JOLIE BRISE (Reino Unido)
10. JUAN DE LANGARA (Espanha)
11. NADEZHDA (Rússia)
12. NRP POLAR (Portugal)
13. NRP SAGRES (Portugal)
14. NRP ZARCO (Portugal)
15. PETER VON DANZIG (Alemanha)
16. RONA II (Reino Unido)
17. SANTA MARIA MANUELA (Portugal)
18. SPANIEL (Letónia)
19. VAHINE (Finlândia)
20. VERA CRUZ (Portugal)
21. WYLDE SWAN (Holanda)


Sobre o Sines Tall Ships Festival // RDV 2017


Sines, cidade atlântica desde sempre ligada aos caminhos do mar, vai receber a regata de grandes de veleiros comemorativa dos 150 anos da Confederação do Canadá, que larga do Reino Unido e passará por Sines (Portugal), Las Palmas, Bermuda e Estados Unidos, até chegar ao país “aniversariante”. Do Canadá, a frota cruzará ainda o Atlântico até ao destino final Le Havre (França). A RDV 2017 Tall Ships Regatta em Sines será um festival em terra e no mar, com a presença de veleiros de todo o mundo. Vão ser quatro dias de atividades, de 28 de abril a 1 de maio, com visitas às embarcações, desfiles dos tripulantes, concertos, fogo de artifício e muitas outras iniciativas num recinto de entrada livre.


O Sines Tall Ships Festival é um evento co-organizado pela Turismo do Alentejo – ERT, Câmara Municipal de Sines e Administração dos Portos de Sines e do Algarve, em parceria com a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela.


Co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), no montante de Investimento de 502.945, 49 euros, e montante de Apoio de 390.788, 65 euros, o evento insere-se no projecto Alentejo Eventos XX - Promoção e Marketing que visa afirmar a Região Alentejo como Destino Turístico diferenciado e inovador, através da promoção integrada e articulada de um calendário de eventos culturais com potencial de atração regional, nacional e internacional de visitantes.

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 10:00:22

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...