18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Volvo Ocean Race: Groupama 4 mais perto do pódio

Com uma velocidade de cerca de 20 nós, nas passadas 24 horas, o Groupama 4 conseguiu subir para quarto lugar nesta sexta etapa da Volvo Ocean Race (VOR), entre Itajaí (Brasil) e Miami (Estados Unidos da América). Milha após milha, Franck Cammas e os seus homens tentam aproximar-se da liderança da frota.
 
 “Desde a noite passada estamos a fazer bons progressos, com um vento constante entre os 20 e os 25 nós. Nas próximas horas vamos sofrer uma mudança nas condições climatéricas, em que temos a certeza que teremos que içar o spi. Vamos continuar a estudar todos os movimentos dos líderes da frota e decidir algumas estratégias a pôr em prática.” explicou Franck Cammas, skipper do Groupama 4.  
  
  Com estas condições, todas as tripulações presentes na sexta etapa da VOR aproveitam para beneficiar dos bons ventos o máximo de tempo possível, no entanto os velejadores sabem que vão enfrentar uma mudança drástica, sendo possível encontrar ainda durante a tarde brisas de cinco nós. Os responsáveis pelos lemes terão que encontrar um ponto de equilíbrio entre ganhar espaço na frota e a velocidade certa para manter a trajectória ideal aquando da passagem pelo Norte do arco das Antilhas.  
  
  “Não devemos prejudicar-nos ao tomar uma decisão extrema para as próximas horas e próximos dias, mas sabemos que o vento vai acalmar bastante numa zona crítica. Haverá uma série de oportunidades a considerar, mesmo que sejam só ligeiras mudanças de posição. Por enquanto estamos muito satisfeitos por termos conseguido ultrapassar o Abu Dhabi, depois de uma primeira semana frustrante ao vermos todos os veleiros a afastarem-se de nós. Já vimos situações destas em etapas anteriores e esta vai acabar com bons ventos, por isso tudo é possível!” admite Franck Cammas.
 
 A Groupama sailing team deve ver a sua distância dos líderes diminuir ao longo das próximas horas.
 
 Posição dos veleiros presentes na 6ª Estapa da Volvo Ocean Race às 14:00h:  
  
  1 - Puma
 2 - Camper
 3 - Telefonica
 4 - Groupama
 5 - Abu Dhabi 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 20:04:03

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...