18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Volvo Ocean Race: Groupama 4 é o primeiro a chegar aos Doldrums

A cinco dias de acabar a quarta etapa da Volvo Ocean Race, as condições na água começam a ficar extremamente calmas e o veleiro de Franck Cammas é o primeiro a sofrer as consequências.
 
 A frase do dia no Groupama 4 é de Martin Krite, capitão do veleiro: “Ainda faltam cinco dias? Quando estamos na liderança, é pior do que esperar pelo Natal!
 
 “É verdade que os dias têm tendência a tornar-se monótonos a bordo do Groupama 4. Algumas mudanças de velas e alguns cuidados, mas não tem sido um percurso muito entusiasmante. De qualquer maneira, esperamos que a última parte da etapa tenha mais acção.” admite Yann Riou, membro da equipa Media do Groupama 4.
 
 As tripulações não enfrentaram nenhuma dificuldade ao entrar na zona dos “Doldrums” e como tal a hierarquia não sofreu grandes alterações. Apesar dos poucos obstáculos que os veleiros tiveram que enfrentar nos últimos dias, nem todas as equipas beneficiaram das condições. O Telefonica, o Camper e o Sanya conseguiram escapar às maiores turbulências, enquanto que a tripulação do Abu Dhabi viu o veleiro descer uma posição na hierarquia. O Groupama 4 conseguiu fortalecer a liderança desde a passagem do Equador, conseguindo aumentar a distância não só entre o Telefonica, mas também entre o Puma.
 
 “Temos estado no hemisfério sul desde sexta-feira e temos velejado ao longo das Ilhas Salomão nos últimos dias, o que tem sido uma desvantagem: as ilhas são muito altas, o que pode originar ventos inconstantes. Até agora temos tido alguma sorte. Os “Doldrums” serão fáceis de ultrapassar, no entanto sabemos que a nossa posição não é a melhor. Os veleiros que estão a Oeste não vão sofrer os efeitos. Acreditamos que não é uma vantagem estarmos posicionados a Este para passar esta Zona de Convergência Inter-Tropical. Veremos o resultado quando sairmos dos “Doldrums”, mas os espanhóis têm uma carta na manga. Estamos muito atentos ao Telefonica…” explica Jean-Luc Nélias, Navegador do Groupama 4.
 
 Posição dos veleiros presentes na 4ª Etapa da Volvo Ocean Race às 12:00 horas:
  
1. Groupama 4
 2. Puma
 3. Telefonica
 4. Camper
 5. Abu Dhabi Ocean Racing
 6. Team Sanya  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 07:53:36

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...