18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

A equipa do GC32 Norauto powered by Groupama Team France 
compete nas Extreme Sailing Series™ Lisboa

 

Eles não param! Em plena preparação para a America’s Cup 2017, os tripulantes do Groupama Team France passam a vida na água, ou melhor, acima da água, a “foilar” e a fazer regatas com os melhores. Com as cores do seu parceiro oficial Norauto a equipa utiliza um catamaran voador GC32, e lidera o circuito europeu GC32 Racing Tour, com três vitórias em quatro etapas disputadas. O final da época será em Marselha de 13 a 16 de outubro com o Franck Cammas ao leme. Mas esta semana, a equipa Norauto aceitou um novo desafio. O match-racer Adam Minoprio e a sua tripulação tricolor, vão participar de quinta a domingo na sétima etapa das Extreme Sailing Series em Lisboa, o outro circuito internacional em que se compete com os GC32. No Tejo, próximo da Torre de Belém, será necessária uma grande capacidade de adaptação face à fortíssima concorrência habituada às “regatas de estádio”, com percursos muito curtos e próximos de terra.

 

É muito bom sermos uma das duas equipas convidadas para este evento das Extreme Sailing Series, e poder defrontar a outra frota dos GC32. Os habituais participantes nas Extreme Sailing Series , vão estar à vontade neste tipo de percurso e condições. Isto vai ser mais difícil para nós, mas aceitamos o desafio e queremos lutar de igual para igual com as melhores equipas do circuito,” diz-nos Adam Minoprio

O “stadium racing”, um exercício de estilo!


O neo-zelandês descobriu as Extreme Sailing Series em 2015, onde foi proa do GAC Pindar. “Foi uma grande surpresa para mim ver este tipo de regatas, com campos de regata tão pequenos e perto da costa,” continuou Adam Minoprio. “Nunca estamos no mesmo bordo mais de 10 ou 15 segundos! No GC32 Racing Tour os bordos são mais longos, e permitem-nos algum descanso se formos rápidos e fizermos boas manobras, mas, nas Extreme Sailing Series  o jogo disputa-se muito nas largadas, aonde é preciso lutar para encontrar um bom lugar. É muito diferente, mas vamos aprender muito

 

Os principais adversários?


Na vela, como em tudo, os atletas que chegam ao mais alto nível de cada modalidade não são muitos. Conhecem-se bem e encontram-se regularmente, como nos conta o Adam: “Há claramente duas equipas de topo este ano nas Extreme Sailing Series: o Oman Air liderados pelo experiente Morgan Larsson (leme do Alinghi no ano passado) e o Alinghi, com o excelente Arnaud Psarofaghis, que nós já defrontamos muitas vezes no GC32 Racing Tour, pois faz parte do Team Tilt!

O Tejo um cenário mágico


Eu naveguei duas vezes em Lisboa na Volvo Ocean Race. É um local fabuloso e vai permitir uma excelente competição. O rio é largo e a brisa do mar entra como um relógio. Se tivermos as condições habituais vai ser fantástico,” concluiu o skipper do Norauto

 

O recente Campeão do Mundo Júnior de 49er vai estar com o Norauto!


Com apenas 21 anos, Thibault Julien é um produto das escolas do Team France. Nascido em Saint-Nazaire, o jovem velejador disputou este verão o Tour de Voile com o Groupama, após ser passado as provas de selecção em Toulon com  um GC32. Também se qualificou entre os finalistas para as Youth America’s Cup 2017 que se vão disputar nas Bermudas. Em paralelo no mês passado, o Thibault venceu o Mundial Júnior de 49er. O regulamento das ESS obrigam a ter um não-profissional a bordo, amador ou menor de 26 anos. O Thibault Julien é o eleito pela Norauto.

 

Duas estrelas do futebol português com a equipa Norauto


Esta etapa em Portugal é muito importante para a Norauto, que já tem mais de vinte centros automóvel instalados em Portugal. Algumas dezenas de colaboradores viram a Lisboa aplaudir a sua equipa. A Norauto também convidou dois futebolistas ex-internacionais portugueses, e ex-jogadores do Benfica, a conhecer outra modalidade desportiva que é a vela. Os defesas Bruno Basto, que jogou no Benfica e Girondins de Bordéus, e o Paulo Madeira que tem 24 internacionalizações com a selecção portuguesa visitaram a equipa na sexta-feira.

 

Domingo 9 de outubro
12h30 : briefing dos skippers
14h30-17h30 : stadium racing
18h00 : entrega de prémios

 

Equipas presentes nas Extreme Sailing Series™ Ato 7, Lisboa, Portugal 


Alinghi (SUI) - Arnaud Psarofaghis (SUI)
Land Rover BAR Academy (GBR) - Neil Hunter (GBR)
NORAUTO (FRA) - Adam Minoprio (NZL)
Oman Air (OMA) - Morgan Larson (USA)
Red Bull Sailing Team (AUT) - Roman Hagara (AUT)
Sail Portugal – Visit Madeira (POR) - Diogo Cayolla (POR)
SAP Extreme Sailing Team (DEN) - Jes Gram-Hansen (DEN)
Thalassa Magenta Racing (CAN) - Sharon Ferris-Choat (NZL/CAN)
Vega Racing (USA) - Brad Funk (USA)

 

Acerca da Norauto


Norauto, pioneira e líder em centro de reparação automóvel em França, combina lojas self-service, workshops de manutenção e equipamento e reparação em veículos multimarca. A rede global da Norauto está espalhada através de 9000 colaboradores, divididos entre 576 centos de reparação automóvel em 9 países. A Norauto é uma marca do Grupo Mobivia, líder Europeu em manutenção e equipamento para automóveis, e um dos maiores operadores em soluções de mobilidade.

 

Acerca do Groupama Team France


Em 2013 Franck Cammas, Michel Desjoyeaux e  Olivier de Kersauson criaram o Team France. Juntos, decidiram reunir o que de melhor se faz em França, aliando competição e tecnologia na America’s Cup. Ganho pelos americanos do Oracle Team USA em 2010, o mais antigo troféu desportivo do mundo, sofreu uma extraordinária revolução, e é hoje disputado nos barcos mais rápidos que há: multicascos com foils, e com propulsão de uma vela-asa. Marcada para maio e junho de 2017 na Bermuda, a 35ª edição da America’s Cup, terá a participação dos melhores velejadores, engenheiros e arquitetos navais, construtores franceses, trabalhando em conjunto. É um desafio para a ambição e know-how da equipa, baseada em Lorient, que dá pelo nome de Groupama Team France.

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:25:00

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...