Britânica Harriet Dart lidera lista de inscritas na terceira e última prova na invicta
Está de regresso aos courts cobertos do Complexo Desportivo do Monte Aventino mais uma prova internacional o W75 Porto III. Dotado com 60 mil dólares em prémios monetários, este torneio vai decorrer de 3 a 9 Março e nele vão estar presentes algumas das principais tenistas do circuito profissional.
A liderar o lote de inscritas está a britânica Harriet Dart, atual 116.ª do ranking WTA mas que já foi 70.º do Mundo em 2024. Habituada a jogar no nosso país, atingiu ainda como júnior, a final da Taça Diogo Nápoles, em 2011, repetindo a presença no encontro decisivo, mas numa prova sénior, em 2023, na Quinta do Lago (Algarve).
Para além de Dart, vai ser possível ver em ação a germânica Ella Seidel (129.ª), a polaca Maja Chwalinska (131.ª), uma das melhores amigas da compatriota Iga Swiatek, atual n.2 do Mundo, a italiana Lucrezia Stefanini (153.ª) ou a japonesa Mai Hontama (159.ª) na hierarquia mundial feminina.
Conforme anunciamos, são cinco as tenistas que já fizeram parte do top 100 mundial, com a germânica Mona Barthel, que foi 23.ª, a norte-americana Louisa Chirico, 58.ª, Harriet Dart , a britânica que lidera a lista de inscritas, que já esteve na posição 70 do ranking, a sérvia Nina Stojanovic, 81.ª, e a italiana Lucrezia Stefanini, 99.ª.

A lituana Justina Mikuslkyte e a norte-americana Tyra Caterina Grant, respetivamente vencedora e finalista do W50 Porto II disputado no início deste mês, regressam ao Monte Aventino com objetivos bem definidos de chegar longe nesta prova.
Como habitualmente o contingente português será encabeçado por Francisca Jorge (253.ª) seguindo-se Matilde Jorge (292.ª), para além das presenças de Angelina Voloshchuk (770.ª), Ana Filipa Santos (936.ª), Francisca Laundes (1401.ª) e Matilde do Canto Parreira (1401.ª).
O início da fase de qualificação está previsto para o próximo domingo, dia 2 de Março, e o quadro principal irá decorrer de 4 a 9 de Março.
Texto: Pedro Couto
Fotografia: Eduardo Oliveira/FPT