15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Espanholas dominam na Oeiras Magnesium-K Active Cup, que já não tem portuguesas em singulares

 

Não uma, não duas, mas três espanholas: o país vizinho domina o emparelhamento dos quartos de final da Oeiras Magnesium-K Active Cup, que esta quinta-feira ficou sem tenistas portuguesas no quadro de singulares. Em pares, Francisca Jorge voltará à ação na jornada de sexta-feira, para lutar pelo apuramento para a final.

 

 

Menos de 24 horas depois de ter carimbado a vitória que lhe assegurou a entrada no “ranking” WTA pela primeira vez na carreira, Matilde Jorge não conseguiu surpreender e assegurar uma inédita presença nos quartos de final de torneios ITF.

 

Com apenas 16 anos, a jovem natural de Guimarães não teve armas para Clara Tauson, dinamarquesa que apesar da tenra idade (tem 17) já conta no currículo com seis títulos no circuito profissional e está muito perto do top 200 (é a 212.ª), para além de ter brilhado no circuito de juniores — foi número 1 em janeiro de 2019, dias depois de ter conquistado o Australian Open.

 

A separá-la das meias-finais, Clara Tauson tem a única não-europeia: Qinwen Zheng, chinesa de 17 anos que na última época chegou à sexta posição do “ranking” mundial de juniores e esta quinta-feira superou um jogo atípico frente à suíça Sebastianna Scilipoti, por 6-2, 1-6 e 6-0.

 

A nação que mais se destaca é a Espanha: o país vizinho estará representado por três jogadoras e já tem, inclusive, garantida a presença de pelo menos uma na fase seguinte.

 

 

Cristina Bucsa, a melhor classificada a competir esta semana (é a 177.ª), derrotou Sara Cakarevic por 6-1 e 6-2 e vai defrontar a britânica Amanda Carreras (6-2 e 7-5 contra Maelys Bougrat, de França),

 

 

enquanto Eva Guerrero Alvarez confirmou o estatuto de quarta pré-designada ao vencer Celia Cervino Ruiz, também de Espanha, por claros 6-0 e 6-1 para marcar encontro com a compatriota Maria Gutierrez Carrasco, que derrotou a atual número dois de juniores (já foi número um), Diane Parry, por 6-4 e 6-1.

 

Em pares, mais vitórias espanholas: Eva Guerrero Alvarez e Diane Parry triunfaram por 6-2 e 6-4 perante Alexandra Vecic e Qinwen Zheng, enquanto Cervino Ruiz e Gutierrez Carrasco superaram Anna Siskova e Ani Vangelova, pelos parciais de 7-5, 5-7 e 10-2.

 

Francisca Jorge, segunda cabeça de série ao lado de Olga Parres Azcoitia, já tinha garantido a passagem às meias-finais e discute o apuramento para o encontro decisivo na sexta-feira, contra Pei-Chi Lee e Laetitia Pulchartova.

 

Texto - Gaspar Ribeiro Lança

Fotos - Beatriz Ruivo

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 23 de junho de 2021 – 19:00:06

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...