E depois da tempestade vem a bonança. Foi o que a Seleção Nacional ilustrou no quinto dia de competição do Mundial de Juniores da ISA que decorre até domingo, em El Salvador, com quase todos os surfistas em prova nesta jornada a conseguirem passar as suas baterias. Exceção de Miriam Julião, que foi terceira numa bateria renhida ganha pela colega de equipa Sofia Matos.
De resto, Tiago Guerra venceu a sua bateria da primeira ronda de repescagem de sub-16, Constância Simões passou em segundo na segunda ronda de repescagem e Afonso Pinto, o destaque do dia, disputou duas rondas de repescagem, vencendo a segunda com uma notável reviravolta nos últimos minutos.
O Selecionador Nacional David Raimundo resumiu assim a jornada:
“Ontem foi um dia muito negativo, com muitos erros. Tivemos uma reunião no final do dia e assumimos erros e um compromisso de melhorar já hoje. Houve um ou outro erro e acabámos por perder a Miriam num heat que estava perfeitamente ao nosso alcance. Acabámos o dia com uma grande exibição do Afonso Pinto que deu uma grande motivação à equipa para amanhã.”
João Aranha, líder da comitiva e presidente da Federação Portuguesa de Surf deu o mote para este “reset” da equipa e deixou um voto de esperança:
“Foi um dia muito positivo, comprido e difícil. Reagimos muito bem à contrariedade e perdemos apenas uma atleta num heat muito disputado. Vamos tentar que este espírito nos empurre até às medalhas.”
Sub18 Feminino
Constância Simões (Ericeira Surf Clube)
Érica Mendonça (CRCQ Lombos)
Maria Salgado (Associação Sealand)
Sub18 Masculino
Afonso Pinto (Ericeira Surf Clube)
Martim Fortes (Ericeira Surf Clube)
Matias Canhoto (Peniche Surf Clube)
Sub16 Feminino
Mel Canhoto (Peniche Surf Clube)
Miriam Julião (Associação de Surfistas de Vagos)
Sofia Matos (Associação de Surf da Costa de Caparica)
Sub16 Masculino
Jaime Veselko (Sporting)
Manuel “Pirujinho” Couto (Associação de Surf da Costa de Caparica)
Tiago Guerra (Associação de Surf da Costa de Caparica)