>
Este será o sétimo ano consecutivo que a praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, recebe os melhores surfistas do mundo, para mais uma prova do circuito mundial de surf de qualificação.
O SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol realiza-se entre os dias 22 e 27 de Setembro e será a quinta etapa com estatuto QS 10.000 (antigas Prime), num total de nove este ano.
Com 250.000 Dólares de prize-money total (60.000 para os dois finalistas – 40.000 para o campeão) e 10.000 pontos atribuídos ao vencedor, esta é também a prova que dá início à perna portuguesa do circuito mundial de surf da World Surf League (WSL), que até finais de Outubro trará os melhores surfistas do mundo, masculinos e femininos, a Portugal.
Assim, o SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol será a primeira etapa a contar para o Portuguese Waves Series, um troféu especial que irá premiar o melhor surfista masculino das três provas realizadas em Portugal com 50.000 Dólares de bónus, seguindo-se-lhe o Cascais Billabong Pro, igualmente um QS 10.000, de 28 de Setembro a 4 de Outubro, e o MOCHE Rip Curl Pro Portugal, penúltima etapa do CT, de 20 a 31 de Outubro, em Peniche. Em 2014, o sul-africano Jordy Smith foi o vencedor do Portuguese Waves Series, sucedendo ao australiano Adam Melling, que conquistou o troféu inaugural, em 2013.
Entre os inscritos encontram-se quinze dos trinta e quatro surfistas do circuito de elite. Nomes como os dos norte-americanos Kolohe Andino e Brett Simpson, dos brasileiros Jadson André, Ítalo Ferreira ou Wiggolly Dantas, dos havaianos Fred Patacchia e Dusty Payne, dos australianos Adam Melling e Adrian Buchan, do neo-zelandês Ricardo Christie ou do tahitiano Michel Bourez, entre outros, têm já presença confirmada nos Areais de Santa Bárbara.
Mas, para além destes, há também que contar com o surf espectacular de alguns atletas da nova geração, como Kanoa Igarashi, Hiroto Ohara, Ryan Callinan, Tanner Hendrickson, Noe Mar McGonagle ou Carlos Munoz, assim como com a experiência de atletas que já pertenceram à elite mundial e para lá pretendem regressar, como Nathan Hedge, Aritz Aranburu, Dion Atkinson ou Alejo Muniz, que lidera actualmente o ranking mundial de qualificação.
Entre os portugueses, apenas Vasco Ribeiro, Pedro Henrique, Frederico Morais e Marlon Lipke têm para já a sua presença garantida no SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol. Devido à forte adesão dos surfistas da elite mundial (prioritários) a esta prova, o número de vagas diminui para o habitual Top 100, colocando os outros quatro portugueses na lista de substitutos.
José Ferreira, Nicolau Von Rupp e Tomás Fernandes estão nos cinco primeiros lugares dessa lista e ainda com boas hipóteses de entrarem oficialmente na etapa açoriana, mas Tiago Pires, atleta da elite mundial durante sete anos, é apenas décimo quarto dos substitutos, o que lhe deixa uma hipótese mais remota de conseguir entrar. Há ainda, no entanto, quatro wildcards a atribuir, dois pela organização e outros dois pela World Surf League, o que poderá mexer nestas contas.
“É com enorme prazer que recebemos novamente os melhores surfistas do mundo no SATA Azores Pro presented by Sumol”, afirma Rodrigo Herédia, organizador do evento. “Este é o sétimo ano desta aposta na internacionalização do destino Açores e a prova do seu sucesso é novamente a inscrição de quase metade do Top 34 mundial, o que nos enche de orgulho, obviamente”, conclui.
Sobram motivos para não perder o SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol, de 22 a 27 de Setembro, na praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel.
O SATA Azores Pro 2015 presented by Sumol é organizado pela DAAZ Eventos e pela Associação Atlantic Action Sports, conta com o patrocínio da SATA Airlines, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, SUMOL, SEAT, BILLABONG e MOCHE, contando ainda com aSPORT.TV como canal oficial, Mega Hits, RTP, Surf Portugal, OnFire, Surf Total, Beachcam e Puro Feeling como media partners.