>
Está em... início
Solidariedade
Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” da Cáritas apoia vítimas das cheias em Moçambique


Até janeiro, a nova “estrela da paz”, que tem um design mais dinâmico e fabricação inteiramente nacional, estará disponível para venda, pelo valor de 2€, nas lojas Pingo Doce, Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes. Pode ainda ser comprada por empresas ou outras organizações para oferta de Natal.
O objetivo da campanha é suplantar os 110 mil euros angariadas em 2018, que foram aplicados no projeto ‘Nutrir com Esperança’, de apoio à Venezuela, bem como a projetos nacionais de erradicação da pobreza.
“Esta, é uma iniciativa muito significativa para nós. Não celebramos a pobreza, mas todas as formas de a ultrapassar e, de forma particular, o sucesso de todos os que o conseguiram e conseguem fazer!” afirma Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.
A rede nacional Cáritas, está empenhada na promoção de diferentes atividades que chamam à atenção para os valores da Paz e para a necessidade de se marcar a celebração do Natal com gestos concretos de esperança e de solidariedade.
A Cáritas reforça também, desta forma, a sua ação junto dos mais fragilizados, não apenas em Portugal, mas nas comunidades mais vulneráveis a nível internacional.
A rede nacional Cáritas é composta por 20 Cáritas diocesanas, que contam com o empenho de 1241 colaboradores profissionais e mais de 370 voluntários regulares. Todos empenhados no combate a qualquer forma de pobreza. No ano de 2018, a Cáritas respondeu, em todo o país, a 121 031 pessoas. A falta de rendimento, desemprego, endividamento e necessidades de saúde são as realidades que mais afetam, atualmente, as famílias que procuram o apoio da Cáritas.
Para além da atuação nacional, a Cáritas responde a situações de emergência internacional. Em 2018 apoiou projetos na Venezuela, Moçambique, Grécia, Sudão do Sul, Indonésia e Iémen.
Para este ano a Cáritas espera poder superar os 110 mil euros angariadas em 2018, que foram aplicados no projeto ‘Nutrir com Esperança’, de apoio à Venezuela, bem como a projetos nacionais de erradicação da pobreza.
Sobre a operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”
Nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objetivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa, incluindo Portugal, e em 2003 para além da Europa.
Para além das diferentes atividades, durante os meses de novembro, dezembro e início de janeiro, todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão fazê-lo de forma simbólica através da aquisição de uma “estrela”. As estrelas estão disponíveis nas Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce, que continua a ser parceiro desta ação.