15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Apoio a Crianças com cancro é uma das prioridades da UHDC para este ano

O cancro é a primeira causa de morte infantil, não acidental, após o primeiro ano de vida. Nos últimos 5 anos, foram contabilizados pela Direcção Geral de Saúde (DGS) cerca de 3000 casos de cancro pediátrico por ano, sendo os cancros mais frequentes a leucemia, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas. Atenta a esta realidade a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) define como prioridade para 2015 uma maior aposta na dinamização da sua valência de apoio a crianças com cancro e seus familiares.

 

A UHDC é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência, sem fins lucrativos que conta com o Apoio Multidisciplinar a Crianças com Cancro. Esta valência consiste na prestação integrada de diversos apoios gratuitos e específicos a crianças com cancro, nomeadamente, acompanhamento pedagógico, psicológico, assistência social, terapia familiar e terapia de grupo.

 

Cláudia Costa, representante da UHDC explica que “esta valência é aberta não só a crianças (e jovens) com cancro, mas também a crianças familiares de doentes com cancro, nomeadamente, crianças em processo de luto. O cancro pediátrico arrasa assim cerca de 3000 famílias portuguesas anualmente. Estas crianças passam por internamentos sucessivos, tratamentos, cirurgias, por processos traumáticos fisicamente e psicologicamente, tanto para elas como para as suas famílias, tornando-se essencial o apoio que desenvolvemos para ajudar estas crianças e familiares a superarem da melhor forma o cancro”.

 

Este ano a UHDC pretende apostar ainda mais no apoio a crianças com cancro. Como explica Cláudia Costa “porque estamos cientes da importância do apoio a crianças com cancro, este ano pretendemos dinamizar ainda mais a nossa valência de Apoio Multidisciplinar a Crianças com Cancro através de parcerias e contactos com Escolas e os institutos de oncologia”.

 

Sobre a União Humanitária dos Doentes com Cancro

 

A União Humanitária dos Doentes com Cancro é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência, sem fins lucrativos. Fundada em 7 de Abril de 1999 (Dia Mundial da Saúde), com o lema ‘Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós’, a União tem como primeiro objectivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares, mediante a prestação de diversas valências de apoio, inteiramente gratuitas, beneficiando assim milhares de doentes com cancro mais carenciados.

 

A União foi pioneira no nosso país na criação de 4 diferentes tipos de apoio a doentes com cancro: consultas gratuitas de Apoio Médico e de Psico-oncologia, Linha Contra o Cancro e Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico. Em termos de saúde pública, a União é membro efectivo do Grupo Técnico Consultivo da Direcção-Geral da Saúde.

 

Para mais informações: http://www.doentescomcancro.org/

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 28 de julho de 2021 – 14:05:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...