16 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Cândido Barbosa dá sangue no MAR Shopping no Dia Nacional do Dador do Sangue

No Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de março, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação estará no MAR Shopping, entre as 14h00 e as 19h00, a fazer colheitas de sangue e de inscrições de dadores de medula óssea.

 

Esta ação no MAR Shopping visa sensibilizar os seus visitantes para a importância de doar sangue e contará com a presença do ex-ciclista Cândido Barbosa, que comparecerá à ação de recolha no MAR Shopping.

 

A Unidade Móvel do IPST marcará presença no parque exterior, junto à entrada MAR (porta giratória) do MAR Shopping, e a ela se devem dirigir todos aqueles que desejem doar sangue. Por sua vez, as inscrições de dadores de medula óssea decorrerão no interior do MAR Shopping, próximo da mesma entrada.

 

A parceria entre o MAR Shopping e o IPST resultou já em cerca de 170 inscritos para recolhas de sangue e 50 inscritos na base de dados de dadores de medula óssea, recolhidos em quatro ações de sensibilização, decorridas entre agosto de 2012 e dezembro do ano passado. Para 2014 estão agendadas mais três colheitas a 17 de abril, 29 de agosto e 12 de dezembro.

 

Estas iniciativas tornam-se ainda mais importantes quando o número de recolhas de sangue tem vindo a diminuir desde 2012, na ordem dos 10 por cento. Um cenário que, segundo Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto, se deverá sobretudo à crise. “Por um lado, devido às dificuldades financeiras do país, o governo cortou com certas regalias de que os dadores de sangue gozavam no acesso à saúde; por outro, as pessoas estão a reduzir as suas deslocações, bem como os dias de falta ao emprego, que podem levar a que percam prémios de produtividade, por exemplo”, explica.

 

Estes fatores, aliados às condições atmosféricas adversas que fizeram crescer o número de gripes impossibilitando dadores de realizarem as suas dádivas, conduziram ao apelo público lançado a 20 de fevereiro pelo IPST para que todos os que tivessem em condições de dar sangue o fizessem de modo a manterem-se as reservas em níveis adequados. Na sequência do pedido, as recolhas aumentaram 10,5 por cento nos dias subsequentes, mas, em comunicado publicado no seu site, o IPST mantém o alerta: “as dádivas devem ser mantidas regularmente, sob pena de a situação poder evoluir negativamente em curto espaço de tempo”. Reconhecendo “que pode ser o momento que vivemos pouco propício ao gesto da dádiva de sangue”, o IPST apela aos dadores inativos há mais de um ano, em especial aos mais jovens, para retomarem as doações.

 

Consciente desta situação preocupante, o antigo ciclista Cândido Barbosa responde positivamente ao apelo do IPST e, no Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de março, às 15h00, marcará presença na unidade móvel “estacionada” no parque exterior do MAR Shopping, para dar o seu contributo. Com mais de 25 vitórias em etapas da Volta a Portugal, o “Foguete da Rebordosa”, conhecido pelos seus sprints, reconhece que o que dá hoje poderá amanhã ser-lhe necessário para que continue a acompanhar o pelotão da frente.

Periodicidade Diária

sexta-feira, 24 de setembro de 2021 – 21:15:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...