>
Equipas de todo o país alinharam numa onda criativa para apresentar projetos incríveiscom potencial de voo. Os mais exuberantes, divertidos e tecnológicos ganham agora luz verde para passar à próxima fase: a construção das máquinas voadoras que vão desafiar as leis da gravidade no Red Bull Flugtag Lisboa. Até ao dia 7 de setembro é altura de meter mãos à obra!
Foto: Jason Halayko_Red Bull Content Pool
Do papel para a realidade. Chegou o momento mais aguardado por todos aqueles que se inscreveram naquarta edição portuguesa do Red Bull Flugtag Lisboa. O processo de seleção dos projetos foi uma missãoexigente, tendo em conta a grande variedade de ideias apresentadas. A criatividade, potencial de voo e respeito pelas regras da competição ditaram a escolha dos 37 projetos que vão ser efetivamente construídos.
Com menos de um mês pela frente até ao grande dia - 7 de setembro - começou já a contagem decrescentepara o regresso dos gloriosos loucos das máquinas voadoras. A construção será acompanhada de perto pela organização, garantindo que todas as regras e procedimentos de segurança são respeitados. Aviões, animais, barcos e seres mitológicos vão assim ganhar vida nos céus para um voo com duração incerta e aterragem garantida nas águas do Tejo.
Foto: Damian Kramski_Red Bull Content Pool
João Manzarra, Rui Simões e Catarina Maia são os hosts de serviço para um dia inesquecível que promete marcar a rentrée na cidade de Lisboa. A Doca da Marinha, situada na zona ribeirinha da Capital, foi o local escolhido para o evento que fez a sua estreia na Áustria em 1992 e já passou pelos cinco continentes. A entrada é livre e o programa (das 13h às 18h) ideal para toda a família.
No dia da competição as equipas vão ser avaliadas pelo júri no que toca à Criatividade, Performance e Distância de Voo. Cada formação é composta por um máximo de cinco elementos, maiores de 18 anos (quatro ajudantes e um piloto), não podendo os projetos ultrapassar os oito metros de comprimento, nove de largura e três de altura, para um peso máximo de 200Kg (máquina + piloto). Já a propulsão das máquinas voadoras é exclusivamente baseada em força humana, estando por isso proibidos todo o tipo de motores, baterias, catapultas e elásticos. Além disso, os materiais utilizados devem ser amigos do ambiente. Os prémios vão manter viva a chama de voar, com experiências Red Bull ligadas à aviação, para os elementos da máquina mais original e para os autores da maior distância de voo.
O Red Bull Flugtag Lisboa tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Lisboa.
RED BULL FLUGTAG LISBOA
7 SETEMBRO | 13 - 18 HORAS | Entrada livre
Doca da Marinha - LISBOA
EQUIPAS APURADAS:
Pika'viators - Lyon, França
Espaçonautas Eufóricos - Gondomar
Aeronautas Lusitanos - Portela, Loures
Tuguinhas - Costa da Caparica, Almada
Os Rolhas - Arruda dos Vinhos
The Folks - Paço de Arcos
Os Fantásticos Voadores do Porto - Rio Tinto
Daqui Pr'ali - Pombal
Lupita Crew - Lisboa
Pétalas Voadoras - Alvarães, Viana do Castelo
PigLet Us Fly - Odivelas
Foge à Mãe - Mafra
The Blay Gang - Montijo
Hope it Fly - Sintra
Air Bunenos - Encarnação, Mafra
Os Profundadores - Sintra
Bando de Heterónimos - Évora
Flying Trex - Odivelas
The Mean Machine - Vila Nova de Famalicão
Diaper Droppers - Valadares
Cartoons do Oeste - Caldas da Rainha
The Oily Taxi Driver - Ericeira
Os Santa Cruzes - Torres Vedras
Capas Negras - Pombal
Missão Possível “LINCE IBÉRICO” - Alcabideche
Os Netos de Abril - Santarém
Empadas de Galinha – Vila Franca de Xira
Os Decadentes - Lisboa
Jedi Lusitanos - Lisboa
As Fadas do Boinicórnio - Pinhal Novo, Setúbal
Da Vikings - Viseu
Cerveira Barril Team - Viana do Castelo
No céu tem pão - Lisboa
Pepe the Frog - Algés
Soft Team - Lourinhã
Malta Danada Airlines - Azenhas dos Tanoeiros, Mafra
Crazy Miata – Sintra