FPR divulga Boletim Informativo nº. 36 - 2015/16

 

[1] LONDON SEVENS: PORTUGAL EM AÇÃO NA ÚLTIMA ETAPA DO CIRCUITO MUNDIAL
A Seleção Nacional de Sevens joga, este fim-de-semana, a 10.ª e última etapa do circuito mundial. Portugal vai enfrentar o Quénia, a França e a Escócia na primeira fase do torneio de Londres.

Fase

Resultado

Ficha de jogo

Grupo C

Quénia

09h52

PORTUGAL

Detalhes

Grupo C

França

12h36

PORTUGAL

Detalhes

Grupo C

Escócia

15h42

PORTUGAL

Detalhes

 

Pode acompanhar a transmissão do torneio em direto no site das HSBC World Sevens Series aqui.

O selecionador nacional de sevens, António Aguilar, conta com os seguintes jogadores: Pedro Leal ©, Adérito Esteves, Vasco Ribeiro, João Lino, Nuno Sousa Guedes, Carl Murray, Pedro Silvério, Vasco Fragoso Mendes, João Belo, Tiago Fernandes, Tomás Appleton e Duarte Moreira.

Portugal ocupa atualmente a 15.ª posição entra as 15 seleções residentes no circuito mundial de sevens. Os Lobos entram para o último torneio com uma desvantagem pontual de seis pontos para a Rússia, adversário direto na luta pela manutenção. 
 

 
 
[2] PARIS SEVENS: PORTUGAL VENCE A TAÇA SHIELD
A Seleção Nacional de Sevens conquistou a Taça Shield no Paris Sevens, penúltima etapa do circuito mundial. Portugal bateu o País de Gales por 24-19 no prolongamento e soma três pontos para a classificação final.

Fase

Resultado

Ficha de jogo

Grupo A

Quénia

29-14

PORTUGAL

Detalhes

Grupo A

Nova Zelândia

31-0

PORTUGAL

Detalhes

Grupo A

PORTUGAL

10-17

Rússia

Detalhes

 

A equipa das quinas até teve uma entrada prometedora na fase de grupos mas não conseguiu somar nenhuma vitória.

Os Lobos estiveram a vencer o Quénia por 14-0, com ensaios de Nuno Sousa Guedes e Adérito Esteves (ambos convertidos pelo primeiro), mas os africanos impuseram o favoritismo na etapa complementar.

No segundo jogo da fase de grupos a missão impossível diante da Nova Zelândia foi real e os All Blacks venceram por 31-0.

A fechar a fase de grupos, naquele que era rotulado como o jogo mais importante nesta etapa de Paris, a equipa nacional não conseguiu levar de vencida a Rússia. Depois de uma primeira parte equilibrada (10-12) no marcador, os russos sentenciaram o encontro em cima do apito final com mais um ensaio para o fechar o placard em 10-17. Duarte Moreira e Carl Murray marcaram os ensaios de Portugal neste encontro.

Fase

Resultado

Ficha de jogo

QF Bowl

Estados Unidos

19-17

PORTUGAL

Detalhes

MF Shield

PORTUGAL

24-5

Brasil

Detalhes

Final Shield

País de Gales

19-24

PORTUGAL

Detalhes

 

Na fase de eliminatórias da competição, Portugal foi relegado para a Shield depois de ceder diante dos Estados Unidos nos quartos-de-final da Bowl por 17-19. Duarte Moreira, Adérito Esteves e um ensaio de penalidade construíram 17 pontos de Portugal, complementados por uma conversão de Nuno Sousa Guedes.

Na Shield, quarto troféu da hierarquia em discussão, a história foi diferente e os Lobos alcançaram duas vitórias. Nas meias-finais levaram de vencida o Brasil por 24-5. Duarte Moreira por duas vezes, Nuno Sousa Guedes e Pedro Leal marcaram os quatro ensaios lusos. O capitão nacional conseguiu converter em duas ocasiões.

Na final da prova, Portugal teve alma e coração. Chegou ao intervalo a vencer por 14-7 mas terminou o tempo regulamentar com uma igualdade a 19 pontos. Duarte Moreira, Nuno Sousa Guedes e Pedro Leal (com mais duas conversões) marcaram os ensaios da formação das quinas que levaram o encontro para prolongamento. O ensaio de ouro que garantiu a vitória lusa saiu das mãos de Duarte Moreira numa arrancada implacável.

Portugal soma três pontos em Paris mas vê a Rússia juntar mais cinco à classificação e a afastar-se. Os adversários diretos na luta pela manutenção estão agora separados por seis pontos, com desvantagem para Portugal, à entrada da última etapa do circuito mundial que se joga no próximo fim-de-semana em Londres.
 

 
 
[3] LOBOS DEFRONTAM SPRINGBOKS A 4 DE JUNHO NO JAMOR
OCentro Desportivo Nacional do Jamor recebe, no próximo dia 4 de Junho, um duelo nostálgico entre portugueses e sul-africanos. As lendas vivas que representaram Portugal no Mundial de 2007 e os campeões do mundo pela África do Sul em 1995 vão ser protagonistas de um fantástico jogo que tem entrada livre.

“Este é um jogo com carácter essencialmente festivo, mas no rugby não se joga a brincar ou para festejar. Como tal, será para todos uma honra indiscritível  e um motivo de acrescida responsabilidade defrontar os Springboks Legends em Portugal”, explica Tomaz Morais.

O selecionador nacional de 2007 volta a comandar os Lobos neste encontro que encerra enorme misticismo. “Será uma alegria enorme e com muita emoção. Não só pelo valor do adversário contra quem vamos jogar mas essencialmente pela possibilidade de rever todos os jogadores e staff técnico com quem partilhei muitos e bons anos de atividade ao serviço da seleção nacional”, afirma Tomaz Morais ao mesmo tempo que confessa uma enorme nostalgia: “Confesso que as saudades são muitas. Há momentos que perduram, nunca se esquecem e ficam na história. Revivê-los é uma oportunidade que não podemos desperdiçar de forma alguma! Agora há que voltar a treinar o sistema e desfrutar os 80 minutos.”

A convocatória será em breve divulgada e esta obedece a vários critérios. Aos Lobos que representaram Portugal no Mundial de 2007 vão juntar-se alguns jogadores que fizeram mais de 30 internacionalizações e têm menos de 45 anos.  

A equipa é apadrinhada por alguns jogadores que cumpriram mais de 40 jogos ao serviço de Portugal – como são os casos de António da Cunha, Domingos Megre, João Queimado, Nuno Durão e José Luís Rodrigues. “Mas atenção que os padrinhos estão cheios de saudades de vestir a camisola e reforçar o espírito dos Lobos”, revela Tomaz Morais em tom de boa disposição.

Os jogadores que se encontram ainda em atividade também estão convocados mas a efetiva participação no jogo está impossibilitada pelas regras definidas pelos representantes dos Springboks Legends. Com esta diretivas, o selecionador nacional ganha novos adjuntos: “o Vasco e o Gonçalo Uva, o Pedro Leal, o David Mateus, o Gonçalo Foro, o Tiago Girão e o Salvador Palha vão ver o que é sofrer no banco nestes jogos e quem sabe se não estão aqui os selecionadores do futuro…”, releva entre risos Tomaz Morais ao mesmo tempo que manifesta o desejo de que “o rugby português  e o público em geral compareçam  em massa para apoiar os jogadores e o espírito ímpar destes Lobos que marcou para sempre o desporto nacional”.
 

 
 
[4] SUB-21: CDUP CONQUISTA TAÇA IBÉRICA EM BARCELONA

A equipa sub-21 do CDUP venceu este sábado a Taça Ibérica. Os “universitários” do Porto bateram o Santboiana por 42-21.

A equipa portuguesa foi superior ao longo de toda a partida e ao intervalo já vencia por 26-5.

O internacional português Luís Cerquinho foi uma das figuras do encontro.
 

 
 
[5] FLANDRES OPEN RUGBY: BENFICA CONQUISTA TORNEIO BELGA
A equipa feminina do Sport Lisboa e Benfica venceu este fim-de-semana o Flandres Open Rugby. As encarnadas tiveram um percurso cem por cento vitorioso.

Depois do segundo lugar do ano passado entre as 24 equipas participantes, o SL Benfica não deu hipóteses na edição deste ano.

Na fase de grupos, a equipa lusa bateu as francesas do Lasalle Beauvais por 35-0 e as holandesas do Bassets por 15-0 e dos The Lucky Bastards por 40-0.

Nos quartos-de-final, a equipa feminina do Sport Lisboa bateu de forma categórica a formação holandesa The Flaming Fannies por 50-0 e carimbou o passaporte para a final depois de derrotar as espanholas do Panda The Wild Girls por 25-0.

A vitória no torneio Flandres Open Rugby foi alcançada depois de um jogo perfeito das encarnadas. O SL Benfica "atropelou" as inglesas do Aylesford Bulls por 55-0.

Época de sonho para as águias. A equipa encarnada venceu todos os torneios e campeonatos desta época.
 

 
 
[6] SEVENS SENIORES  ÉPOCA 2015/2016

Realizam-se no próximo dia 21 de Maio os seguintes Torneios de Sevens Seniores para a Época 2015/2016:

CIRCUITO NACIONAL SEVENS/JOGOS SANTA CASA - 1ª ETAPA
Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal relva natural com início às 10H00
Participam as seguintes equipas:
Grupo A - GD Direito, AA Coimbra, GDS Cascais e CDUL do Grupo B - CF Belenenses, AEIS Técnico, CDUP e SL Benfica

1ª DIVISÃO SEVENS
Estádio de Rugby José Redondo com início às 11H30
Participam as seguintes equipas:
Grupo A - Rugby Vila Moita, AEESA Coimbra, RC Santarém e RC Lousã do Grupo B - Guimarães RUFC, CRAV, RC Loulé e RC Bairrada

2ª DIVISÃO SEVENS
Complexo Desportivo Caldas Rainha os campos de relva natural e relva artificial com início às 12H30
Participam as seguintes equipas:
Grupo A - AEIS Agronomia, Braga Rugby e AAU Aveiro; do Grupo B - Vitória FC, Sporting CP e RC Montemor; do Grupo C - CR Évora, CR São Miguel e GDS Cascais; do Grupo D -Caldas RC, Belas RC, AEFC Tecnologia e ADS Leiria
 

 
 
[7] EMERGENTES

Circuito Nacional Equipas de Emergentes – 8ª jornada
Tondela - Campo de Molelinhos – Campo Relvado - 14 de maio de 2016


TÉCNICOS/COLABORADORES CRRC ENVOLVIDOS
Coordenação Geral: Rui Oliveira
Árbitros (Coordenação) Álvaro Oliveira – Como não havia mais nenhum árbitro foram arbitrados os jogos por atletas das equipas participantes, Tiago Pereira do CRUBI, Rúben Cortez do RC Tondela e Ricardo Silva da Naval 1º de Maio
Estiveram presentes as seguintes 7 equipas: RUGBY CLUBE DE TONDELA, NAVAL 1º DE MAIO A, NAVAL 1º DE MAIO B, RUGBY CLUBE DE LEIRIA, INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR e CRUBI 

Participaram um total de 71 atletas

As equipas presentes foram agrupadas em duas séries, uma de 3 equipas, (jogaram em sistema de campeonato, todos contra todos), a duração dos jogos foi 7 m. + 7 m., conforme quadro em anexo: 

SERIE A

SERIE B

1 – RC LEIRIA

1 – RC TONDELA

2 – NAVAL 1º MAIO A

2 – I.P. TOMAR B

3 – CRUBI

3 – NAVAL 1º MAIO B

 Obtiveram-se os seguintes resultados:

 HORA

 SERIE

 JOGO

ARBITRO

13H45

 SERIE B

 1

R.C. LEIRIA4– CRUBI2

Ruben Cortez

14H05

SERIE B

2

R.C. TONDELA0– NAVAL 1º MAIO B3

Álvaro Oliveira

14H25

SERIE A

3

NAVAL 1º MAIO A3 – CRUBI1

Álvaro Oliveira

14H45

SERIE B

4

NAVAL 1º MAIO B 1– I.P. TOMAR B2

Tiago Pereira

15H05

SERIE B

5

R.C. LEIRIA3– NAVAL 1º MAIO A2

Álvaro Oliveira

15H25

SERIE A

6

I.P. TOMAR B2- R.C. TONDELA3

Ricardo Silva

CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

 SERIE A 

 P

 

SERIE B

P

 1 

RC LEIRIA

6

1

NAVAL 1º MAIO B *

4

2

NAVAL 1º MAIO A 

4

2

I.P. TOMAR B * 

4

CRUBI

2

3

RC TONDELA *

4

* Desempate efectuado através de ensaios marcados

Após a conclusão da fase de apuramento, efetuou-se o 1º jogo da 1/2 finais, entre 1º serie A contra 2º serie B seguindo do 2º jogo entre 1º da serie B contra o 2º da serie A, seguidamente efetuou-se o jogo entre as equipas classificadas em 3º lugar de cada serie para apuramento do 5º/6º lugar, seguido do jogo entre as equipas vencidas das 1/2 finais para apuramento do 3º/4º lugar para finalmente ser jogada a final entre as equipas vencedoras das 1/2 finais, tendo-se obtido os seguintes resultados:

 15H45

 ½ FINAL

10

RC LEIRIA2– I.P. TOMAR B3

Álvaro Oliveira

 16H05

½ FINAL

11

NAVAL 1º MAIO B4– NAVAL 1º MAIO A5

Ruben Cortez

 16H25

 5º/6º

 12

CRUBI0 – RC TONDELA7

Ricardo Silva

16H45

3º/4º

13

RC LEIRIA1– NAVAL 1º MAIO B2

Álvaro Oliveira

17H05

FINAL

14

I.P. TOMAR B5– NAVAL 1º MAIO A1

Álvaro Oliveira

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA 8ª JORNADA

 1º

 I.P. TOMAR B

12

 2º

 NAVAL 1º MAIO A 

10

 3º

 NAVAL 1º MAIO B 

 8

 4º

 RC LEIRIA 

 7

 5º

 R.C. TONDELA 

 5

 6º

 CRUBI 

 3

CLASSIFICAÇÃO FINAL ACUMULADA

 

Equipas

Covilhã

Sobreda

Porto Mós

Bairrada

Porto

Tomar

Sobreda

Tondela

Figueira da Foz

Bónus

Total

RC Leiria A

10

12

7

8

7

12

10

7

 

14

87

2º

RC Tondela

12

10

3

10

10

10

 8

5

 

14

82

3º

Naval 1º Maio A

8

5

12

12

12

5

2

10

 

14

80

Sobredense

5

 7

 8

5

5

7

7

-

 

12

56

IP Tomar B

-

3

-

7

8

8

5

12

 

10

53

6º

Naval 1º Maio B

-

-

10

2

-

-

-

8

 

4

24

São Miguel -

8

- - - - 12 -   2 22

IP Tomar A

-

2

5

3

1

-

-

-

 

6

17

CRUBI

3

-

-

-

2

3

-

3

 

6

17

10º

IP Porto 

7

-

1

-

3

-

-

-

 

4

15

11º UNITED XV -

-

- - - - 3 -   0 3
12º RC Leiria B -

-

2 - - - - -   0 2

O próximo torneio realizar-se-á no dia 18 de junho de 2016, na Figueira da Foz.
 

 
 
[8] RESULTADOS DE JOGOS
Resultados dos jogos realizados entre 13/5/2016 e 15/5/2016

Campeonato Nacional Sub-18
Fase Final - Apurados - Grupo A
Equipas / Resultado
14-05-2016 14:00:00 CDUL 3 40 CF BELENENSES Arbitro: PEDRO VIEIRA Consultar o boletim de jogo
14-05-2016 14:00:00 GD DIREITO 19 42 RC MONTEMOR O NOVO Arbitro: PAULO DUARTE
1º Árbitro Aux.: Ricardo Rodrigues
2º Árbitro Aux.: Tiago Pessoa
Consultar o boletim de jogo
 
Fase Final - Apurados - Grupo B
Equipas / Resultado
14-05-2016 14:00:00 AEIS AGRONOMIA 59 7 CDUP Arbitro: GUILHERME TEMUDO Consultar o boletim de jogo
14-05-2016 14:00:00 ST. JULIANS 67 6 AA COIMBRA Arbitro: DIOGO NICOLAU Consultar o boletim de jogo
 
Fase Final - Apurados - Grupo C
Equipas / Resultado
14-05-2016 14:00:00 AGRARIA COIMBRA 7 12 C.R. ARCOS VALDEVEZ Arbitro: AFONSO MATEUS Consultar o boletim de jogo
15-05-2016 12:30:00 GDS CASCAIS 28 19 AEIS TECNICO Arbitro: RICARDO RODRIGUES Consultar o boletim de jogo
 
 

Campeonato Nacional Sub-16
Fase Final- Apurados - Grupo A
Equipas / Resultado
14-05-2016 15:30:00 AEIS AGRONOMIA 7 17 CF BELENENSES Arbitro: ANDRÉS TUYA Consultar o boletim de jogo
14-05-2016 15:30:00 GD DIREITO 30 0 AEIS TECNICO Arbitro: PAULO DUARTE
1º Árbitro Aux.: Ricardo Rodrigues
2º Árbitro Aux.: Tiago Pessoa
Consultar o boletim de jogo
 
Fase Final- Apurados - Grupo B
Equipas / Resultado
14-05-2016 15:30:00 CDUL 7 13 CDUP Arbitro: SERGIO LARANJA Consultar o boletim de jogo
14-05-2016 15:30:00 C R SÃO MIGUEL 10 33 AA COIMBRA Arbitro: LUIS MIRANDA Consultar o boletim de jogo
 
Fase Final- Apurados - Grupo C
Equipas / Resultado
14-05-2016 12:00:00 GDS CASCAIS 26 0 CR ÉVORA Arbitro: ANTÓNIO VAZ FREIRE Consultar o boletim de jogo
 
 
 
 
[9] MARCAÇÃO DE JOGOS
Não existem quaisquer dados para o fim-de-semana indicado.Não existem quaisquer jogos agendados para o fim-de-semana de 27-05-2016 a 29-05-2016.
 
 
 
 
 

 
   
 
 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...