15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Roller derby de Coimbra termina época com torneio internacional

 

 

A 3ª edição do Quad Cup - Torneio Internacional de Roller Derby de Coimbra decorreu a 6 e 7 de julho e é mais um êxito no percurso da equipa que este ano celebra 5 anos de actividade
 
Depois da campanha de aniversário “5 anos 5 jogos” das Rocket Dolls Roller Derby Coimbra, em que defrontaram 4 equipas estrangeiras e uma nacional, o Quad Cup voltou a integrar as Festas da Cidade, consolidando a sua relevância como o maior evento internacional da modalidade realizado no país. 
 
Nesta edição participaram as francesas Les Passeuses Dâmes, de La Roche-sur-Yon, as alemãs Municorns, de Munique, e as holandesas Thunderdoms, de Utrecht, tendo as últimas arrecadado o troféu da competição. No sábado, primeiro dia do certame, o resultado total dos 6 jogos realizados permitiu o apuramento das equipas que no dia seguinte disputaram as posições finais. No Quad Cup 2019 passaram pelo Pavilhão Mário Mexia perto de 300 espectadores de todas as idades, curiosos e aficionados, para além dos cerca de 80 atletas, técnicos e voluntários envolvidos na organização do evento.
 
Na entrega de prémios estiveram presentes as entidades parceiras do evento, tendo a Câmara Municipal de Coimbra sido representada pelo Vice-Presidente Carlos Cidade.
 
O evento é uma das diversas iniciativas dinamizadas pelas Rocket Dolls Roller Derby Coimbra, que são muito mais do que uma equipa estabelecida como clube desportivo. São também uma entidade de formação, de convívio e de partilha, e um grupo de mulheres fortes e determinadas, com diferentes proveniências e trajectórias pessoais, que encontraram no roller derby um desporto libertador e um espaço de auto-afirmação intra e entre géneros, de possibilidade de feminilidades e sexualidades não hegemónicas. Tudo isto se reflete no ambiente festivo e empoderador das competições realizadas em Coimbra que têm atraído um número crescente de espetadores.
 
O roller derby é um desporto de patins predominantemente feminino criado nos Estados Unidos e que combina velocidade e contacto físico num campo oval.
 
As Rocket Dolls começaram em 2014 com treinos na rua, passaram mais tarde para o pavilhão da Escola Secundária José Falcão e treinam agora no pavilhão do Clube de Futebol de Santa Clara. Ao longo dos cinco anos de existência, dinamizaram torneios, jogos e treinos abertos para recrutamento.
 
1º dia
Resultados da onda de apuramento (pontos acumulados):
Thunderdoms Dom City Dolls: 261
Les Passeuses Dâmes: 254
MRR Municorns: 201
Rocket Dolls Roller Derby Coimbra: 165
 
2º dia
Resultados finais
Municorns VS Rocket Dolls RDC: 147 - 126
Thunderdoms VS Les Passeuses Dâmes: 157 - 153
 
Classificação final: 
1º Thunderdoms Dom City Dolls
2º Les Passeuses Dâmes
3º MRR Municorns
4º Rocket Dolls Roller Derby Coimbra
 
Foto: Diogo Marques 

 

 

Periodicidade Diária

domingo, 20 de junho de 2021 – 22:24:20

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...