O 2º jogo de Roller Derby em Portugal acontece já, no próximo sábado, 4 de maio, pelas 16h30, no Pavilhão de Custóias. A equipa nortenha, Roller Derby Porto recebe as belgas Blackland Rockin' Rollers para um evento que promete ser repleto de adrenalina.
Depois de terem ganho o seu primeiro jogo em casa, frente à equipa de Valência e de terem aprendido muito quando defrontaram Tenerife, nas Canárias, a equipa lusa está ansiosa por este novo desafio.
Com pouco mais de um ano, a Roller Derby Porto continua a investir na sua formação participando em "bootcamps" e jogos nacionais e internacionais e a contribuir para que a modalidade continue a crescer em Portugal. Desde que as rollers girls do Norte criaram os alicerces, já apareceram mais 4 equipas em Portugal, em Lisboa e no Algarve. Equipas essas que estarão presentes a apoiar as atletas do Porto.
Depois do jogo e, como é da praxe no roller derby, as equipas juntam-se ao público para uma afterparty que promete ser tão ou mais emocionante. O local escolhido é o bar Music Hole, na Rua da Constituiçao, Porto.
Local: Pavilhão Municipal de Custóias - Rua António Sérgio
Hora: 16.30h
Bilhete: 3,50€ com direito à after party no Music Hole (Rua da Constituição)
Crianças até 12 anos com direito a entrada gratuita
Mas o que é o Roller Derby?
O Roller Derby é um desporto feminino mas, nem por isso, delicado.
As regras são, relativamente, simples.
Para jogar basta uma pista e duas equipas de patins. Cada equipa é composta por cinco patinadoras (quatro blockers/ uma jammer), mas apenas uma pontua, a Jammer, cujo objetivo é ultrapassar o maior número de vezes a equipa adversária.
As outras quatro patinadoras não marcam pontos, mas trabalham na defesa e no ataque, bloqueando a Jammer adversária e abrindo espaço para a Jammer da sua própria equipa.
O Roller Derby é um desporto fisicamente muito exigente, requer agilidade, força, velocidade, comunicação e muito trabalho de equipa.