Atleta de paratriatlo garante 4.º lugar entre os melhores do mundo
Filipe Marques, formado na Associação Naval Amorense, brilha nos Paralímpicos de Paris 2024
Filipe Marques, atleta de paratriatlo do concelho do Seixal, alcançou um brilhante 4.º lugar nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que decorrem entre 28 de agosto e 8 de setembro, em França. O desportista, de 26 anos, atualmente atleta do Sporting Clube de Portugal, iniciou o seu percurso na Associação Naval Amorense (Amora) e tem na vertente da natação o seu ponto mais forte para a competição no paratriatlo, tendo ficado à porta do pódio, após a realização das provas de natação, ciclismo e atletismo.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, endereça os parabéns ao jovem atleta pois «este é um exemplo de resiliência e determinação, demonstrando que o desporto pode transformar vidas e inspirar-nos a todos. É um orgulho constatar que, neste concelho, existem todas as condições para se criar grandes campeões e a autarquia continuará a trabalhar e a apoiar o movimento associativo, fazendo jus ao lema de que, no Seixal, o desporto é de todos e para todos».
Filipe Marques tinha 11 anos quando foi desafiado a experimentar a modalidade de triatlo e ingressou, nessa altura, na Associação Naval Amorense, clube do concelho do Seixal, onde se manteve durante 9 anos e onde foi progredindo e crescendo na modalidade. Em 2021, Filipe Marques alcançou o seu primeiro pódio internacional, ao conquistar o bronze no campeonato da Europa. «Estamos a criar verdadeiros campeões! Este atleta, a par de Alex Santos, do Clube de Canoagem de Amora e que também participa nas Paralímpiadas de Paris, são disso exemplo, mostrando-nos que, no desporto, não há impossíveis», conclui Paulo Silva.