18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

José Carlos Macedo é “exemplo de superação”

O Bracarense José Carlos Macedo recebeu a Ordem Paralímpica, numa cerimónia que serviu para assinalar a brilhante carreira deste atleta a nível nacional, europeu, mundial e paralímpico. Esta é a primeira vez que um atleta Bracarense é reconhecido com esta distinção pelos seus excepcionais resultados desportivos e extraordinária participação em benefício do desporto paralímpico nacional.
 
A sessão, que esta Segunda-feira, no Theatro Circo, contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, da vice-presidente, Sameiro Araújo, do presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço.
 
Ricardo Rio lembrou os feitos alcançados por José Carlos Macedo, referindo que esta é a melhor homenagem que de pode dar a um atleta cuja carreira que deve ser vista como “exemplo de superação e de vida”. José Carlos Macedo “é um modelo para todos os Bracarenses pelo esforço, sacrifício e dedicação que sempre empregou nas competições onde participou e pela foram como, diariamente, deu provas de superação”, referiu Ricardo Rio, salientando a “justíssima homenagem” do Comité Paralímpico de Portugal a um atleta que “elevou o nome de Braga aos mais altos patamares”.
 
Luís Marta e Roberto Mateus, treinador e acompanhante foram também homenageados pelo empenho, profissionalismo e dedicação com que estiveram durante anos ao lado deste atleta.
José Carlos Macedo terminou a carreira de atleta em 2022, aos 50 anos, após os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 com um palmarés de seis medalhas paralímpicas (três de ouro, uma de prata e duas de bronze) na modalidade de boccia, classe BC3. Ao longo da sua carreira desportiva, José Carlos Macedo conquistou ainda vários títulos europeus e mundiais e representou os emblemas da Associação de Paralisia Cerebral de Braga e do Sporting Clube de Braga.
 
A Ordem Paralímpica é o maior prémio atribuído pelo Comité Paralímpico de Portugal. José Carlos Macedo foi reconhecido com esta distinção na Gala do Comité Paralímpico de Portugal realizada a 24 de Novembro de 2022 pelos seus excepcionais resultados desportivos e extraordinária participação em benefício do desporto paralímpico nacional, recebendo-a agora presencialmente na cerimónia a decorrer na sua cidade natal.
 

Periodicidade Diária

sábado, 24 de fevereiro de 2024 – 03:01:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...