18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal O' Meeting 2012

VISEU E SÁTÃO A POSTOS PARA A GRANDE FESTA DA ORIENTAÇÃO

Esgotado o primeiro prazo de inscrições, o Portugal O' Meeting 2012 entra na contagem decrescente em velocidade de cruzeiro. Os valores em presença dão garantias dum evento de enorme qualidade. A expectativa está agora em saber se a mágica barreira dos dois milhares de participantes será finalmente vencida.

Terminou à meia-noite de domingo o primeiro prazo de inscrições para o Portugal O' Meeting 2012 e os números aí estão, soberanos, a indicar que esta décima sétima edição do evento poderá vir a ser a mais participada de sempre. Estão inscritos até ao momento um total de 1608 atletas, dos quais 1084 estrangeiros, em representação de 317 clubes. Portugal regista, naturalmente, o maior número de inscritos (524), mas países como a Finlândia, a Suécia, a Suiça ou a Noruega apresentam-se igualmente em força, com mais de uma centena de participantes cada.

O escalão de Elite Masculina é aquele que regista até ao momento o maior volume de inscritos (224), um número ainda assim algo distante dos 279 registados na 15ª edição do POM, levada a cabo na Figueira da Foz. O número de atletas inscritos na Elite Feminina é precisamente metade dos verificados no sector masculino e, aqui sim, regista-se um novo máximo absoluto neste escalão.


Thierry Georgiou, a grande figura

Lançando um olhar pelos valores em presença, o grande destaque vai para o líder do ranking mundial masculino, o francês Thierry Gueorgiou. Apesar de estarmos numa fase muito precoce da preparação para a temporada que acaba de entrar, Gueorgiou revela já um excelente momento de forma e é o grande candidato à vitória neste POM. Pela frente vai defrontar-se com nomes como os de Daniel Hubmann, Baptiste Rollier ou Mathias Muller, todos da Suiça, o norueguês Olav Lundanes ou o vencedor do POM 2011, o ucraniano Oleksandr Kratov. Embora não tenham efectivado a sua inscrição até ao momento, a organização garante a presença dos franceses Philippe Adamski e François Gonon (que com Thierry Gueorgiou deram à França o título de Campeã do Mundo de Estafeta no ano transacto), elevando para oito o número de atletas presentes nesta edição do POM e que integram o top 10-mundial.

No sector feminino, a luta pela vitória no POM promete ser mais aberta. A grande estrela do evento vem da Suécia, é nº 2 do ranking mundial e chama-se Annika Billstam. Mas o despique directo com a sua compatriota Lena Eliasson, a dinamarquesa Maja Alma, a checa Eva Jurenikova ou as suiças Rahel Friedrich, Judith Wyder e Ines Brodmann promete ser aceso e de desfecho imprevisível. De notar ainda a presença da dinamarquesa Ida Bobach, Vice-Campeã do Mundo de Distância Média, e de Simone Niggli (Suiça), a melhor orientistas de todos os tempos e vencedora do POM por três vezes, aqui no regresso à competição após paragem prolongada.


Programa para todos os gostos

O Portugal O' Meeting 2012 é uma organização conjunta do Clube de Orientação de Estarreja e do Clube de Orientação de Viseu-Natura e terá lugar de 18 a 21 de Fevereiro, nos municípios de Viseu e Sátão. Os quatro dias de competição distribuem-se por provas de Distância Longa (primeiro e quarto dias) e de Distância Média (segundo e terceiro dias), com a particularidade da prova do terceiro dia ser pontuável para o ranking mundial da modalidade. Na noite do primeiro dia, o centro urbano de Viseu irá animar-se com um sempre espectacular Sprint Noturno, enquanto a tarde do segundo dia será dedicada ao Desporto Adaptado, com a disputa da etapa inaugural da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2012 - disciplina particularmente vocacionada para pessoas com mobilidade reduzida –, a ter lugar no Parque do Fontelo, e com uma prova de demonstração de Actividade de Orientação Adaptada, destinada a pessoas portadoras de deficiência intelectual, que decorrerá no Parque Aquilino Ribeiro. Está ainda agendada para o terceiro dia do POM 2012 uma palestra aberta a todos os interessados, versando o treino físico e mental e levada a cabo pelos seleccionadores nacionais da Suiça e da França, Matthias Niggli e Kenneth Buch, respectivamente.

Mas a importância do Portugal O' Meeting 2012 não se resume aos vectores competitivos. Contas feitas, “um evento desta natureza permitirá injectar na economia nacional um valor superior a 1,5 milhões de euros”, de acordo com as palavras de António Amador, Director do Evento. A capacidade hoteleira da região regista taxas próximas dos 100% e toda a economia local, da restauração ao pequeno comércio, sentem um forte impulso graças à realização deste evento.

Saiba tudo sobre o Portugal O' Meeting 2012 em http://www.pom.pt/pt/

JOAQUIM MARGARIDO

  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 10:35:19

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...