Amigos da Montanha organizam Ori Trail

 

I Ori-Trail de Esposende coloriu matas de Vila Chã

 

Realizou-se no passado sábado, dia 8 de fevereiro, o I Ori-Trail de Esposende. A prova foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende e dos Amigos da Montanha e contou com a presença de cerca de 150 atletas.

 

Nesta modalidade, os atletas recebem um mapa onde estão marcados os pontos de controlo. Os participantes estudam o mapa procurando idealizar a forma de, nas 4 horas de tempo disponível, controlar o máximo de pontos. A participação é por equipas, de 2 a 5 elementos, sendo possível agrupar pessoas do mesmo género ou mistas. A modalidade pode ainda ser disputada na vertente pedestre ou BTT e em Esposende estiveram as duas vertentes em competição.

 

Os pontos de controlo foram colocados nas matas envolventes da freguesia de Vila Chã, com partida e chegada a acontecerem no Castro de S. Lourenço.

 

De vários pontos do País, do norte ao sul, vieram as equipas que encheram de colorido aquelas matas, procurando fazer o máximo de pontos porque, para a classificação final, os pontos mais afastados têm uma valorização superior aos pontos mais próximos.

 

No final, a prova ficou marcada por um grande convívio entre os atletas, com a organização a brindar todos os participantes com uma Tshirt técnica, bifanas e bebidas. No momento da cerimónia de entrega de prémios, António Amador, presidente da Federação Portuguesa de Orientação, salientou a organização dos Amigos da Montanha que num espaço de três semanas realizou três complexas provas de Orientação, referindo-se ao Ori-Trail Rogaine e às provas do Regional Norte e Liga Inter-Regional Galiza Norte de Portugal que decorreram a 18 de janeiro, em Caminha.

 

Rui Losa, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende, salientou o colorido verificado na envolvente do Castro de S. Lourenço e agradeceu a parceria e a realização da prova que chamou participantes de todo o país àquele município, bem como o trabalho efetuado em prol do desenvolvimento do desporto e da modalidade de Orientação em Esposende.

 

Na classificação, destaque para a equipa de Ori-Natura, de Viseu, composta por Carla Macedo e Daniela Silva, que venceram o escalão Seniores Femininos com 97 pontos. Em masculinos, venceu a equipa de Praças da Armada composta por Alexandre Cantanhede e Nuno Cruz, com 204 pontos. Na vertente BTT, onde apenas havia equipas masculinas, venceu a equipa da Casa do Povo de Abrunheira, composta por Mário Marinheiro e Paulo Palhinha.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...