>
Disputou-se no presente fim-de-semana, em Reguengos de Monsaraz, o Campeonato Nacional Absoluto de Orientação (CNA), organizado pela ADFA em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação (FPO) e outras entidades.
O CNA apurou os campeões nacionais absolutos nas vertentes masculina e feminina e foi constituído por uma prova de distância média no sábado, dia 23, que serviu de apuramento para a grande final que se disputou hoje, com as duas etapas a decorrerem na zona de Monsaraz. Paralelamente, para quem participou fora do CNA, as etapas foram pontuáveis para a Taça de Portugal.
O destaque evidente terá de ser direcionado para a vitória absoluta de Tiago Romão (Clube de Montanha do Funchal), tanto no apuramento como na final, sagrando-se, assim, campeão nacional absoluto. O 5.º lugar de Nelson Baroca (Clube Aventura da Madeira) e de Rita Rodrigues (Clube de Montanha do Funchal), igualmente na final do CNA, também merecem uma nota bastante positiva.
Para a Taça de Portugal, há que assinalar os seguintes pódios:
António Olival (1.º H45 – etapa 1, 2.º H45 – etapa 2); Fábio Pereira (3.º H21A); Luís Gomes (1.º H21B); Inês Soares (3.º D16).
Em termos coletivos, a classificação dos clubes madeirenses ficou assim escalonada:
15.º - Clube de Montanha do Funchal
17.º - Grupo Desportivo do Estreito
20.º - Clube Aventura da Madeira
31.º - Ludens Clube de Machico
38.º - Associação Cristã da Mocidade da Madeira