>
Vila Chã foi o local escolhido para a organização dos Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT, evento que a Federação Portuguesa de Orientação atribuiu este ano aos Amigos da Montanha, que contaram com o apoio da Câmara Municipal de Esposende na organização do evento.
Aquela freguesia do concelho de Esposende está rodeada de densas matas, atravessadas por inúmeros caminhos e carreiros, que proporcionam excelentes provas de orientação em BTT.
Vila Chã viveu assim um fim-de-semana diferente com muita gente a perguntar o que eram aqueles prismas alaranjados, colocadas em vários pontos da freguesia, questionando-se ainda a razão de os atletas não seguirem todos os mesmos percursos, aparecendo de qualquer lado e seguindo destinos diferentes.
Participaram cerca de 130 atletas vindos de todo o país.
No sábado disputou-se o Campeonato Nacional de Distância Longa.
Os percursos propostos obrigavam os atletas a executar pernadas longas, alternadas com alguns pontos bastante próximos e mais técnicos, que obrigava os atletas a constantes mudanças de estratégia.
Nesta especialidade os mais rápidos foram Ana Filipa Silva do Clube Português de Orientação e Corrida, de Lisboa, que completou o percurso em 1h43’33”; nos homens venceu Davide Machado, do Clube de Orientação do Minho, de Braga, que demorou 1h37’17”.
Domingo foi reservado à disputa do Campeonato Nacional de Estafetas.
Nesta vertente, muitas vezes considerada a festa das respetivas modalidades, os clubes organizam-se por forma a apresentarem os melhores conjuntos para disputar os lugares do pódio.
Os percursos iniciavam-se com pontos na zona urbana da freguesia, a que se seguiam alguns pontos em floresta, retornando novamente à zona urbana.
A equipa vencedora, em seniores masculinos, foi o BTT Loulé/Elevis, que completou o percurso em 1h46’36’’.