15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Vasco Lynce galardoado com EOC Olympic Laurel Award

A Associação dos Comités Olímpicos Europeus confirmou hoje a atribuição do Olympic Laurel Award ao ex-presidente do COP, Vasco Lynce, após proposta apresentada pelo Comité Olímpico de Portugal. A cerimónia de atribuição dos prémios terá lugar em Roma, no próximo dia 23 de novembro, aquando da 42ª Assembleia Geral dos Comités Olímpicos Europeus (EOC). Esta é a 7ª edição dos Prémios Laurel, sendo a segunda vez que um português é reconhecido com tão prestigiado galardão.

Para Vasco Lynce, este é um enorme reconhecimento do seu passado no mundo do desporto. "Ao fim de tantos anos como dirigente desportivo, é uma honra saber que me será atribuído tão prestigiante prémio. A minha carreira de atleta e dirigente foi extremamente gratificante. Assumi o papel de dirigente assim quer terminei a de atleta e passei por várias instituições de relevo, desde federações, à Academia Olímpica, culminando este percurso com o ponto mais alto, o Comité Olímpico de Portugal, que é a cúpula do dirigismo desportivo".

Os European Olympic Laurel Awards são uma distinção, destinada genericamente a consagrar individualidades ou organizações que tenham prestado excecionais serviços ou protagonizado relevantes feitos a favor da promoção do desporto nos seus países.

A seleção dos cinco agraciados anualmente com este alto galardão cabe a um Conselho, composto por membros do Comité Executivo dos COE, mediante proposta dos Comités Olímpicos Nacionais europeus.

A proposta de Vasco Lynce pelo COP teve por base o currículo e os méritos que apresenta no domínio do desporto, onde desempenhou variadíssimos cargos de enorme importância, entre eles Secretário de Estado do Desporto, Presidente do Conselho Superior de Desporto e do Instituto Nacional do Desporto, e Presidente, Secretário-Geral e Chefe de Missão do Comité Olímpico de Portugal. Adicionalmente, foi um praticante de eleição, treinador, selecionador nacional e formador, agraciado pela República Portuguesa com o título de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

A entrega do prémio terá lugar no último dia do programa 42ª Assembleia Geral dos Comités Olímpicos Europeus (EOC), que se inicia a 20 de novembro, e será seguida de uma audiência com o Papa Francisco, que encerrará os trabalhos desta reunião magna  dos EOC. 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 5 de maio de 2021 – 22:32:44

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- CNV Estoril I - 2021

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...